Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE : Nova UPA reduz em média 75 atendimentos por dia do Pronto Socorro

SAÚDE : Nova UPA reduz em média 75 atendimentos por dia do Pronto Socorro
21 julho
17:17 2016

O prefeito Eduardo Leite apresentou à imprensa, um balanço dos primeiros 15 dias de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e o impacto que a Unidade causou na rede municipal de Saúde.

Entre os dados, o registro de redução de, em média, 75 atendimentos diários no Pronto Socorro de Pelotas (PSP), resultado do serviço desenvolvido na UPA, que já atendeu 2.465 pacientes neste período.

Acompanhado da secretária de Saúde Arita Bergmann, e da coordenadora da UPA Areal, Letícia Trápaga, o prefeito apontou informações, como o tempo de espera para a classificação de risco e para o atendimento médico na Unidade, e fez ainda um comparativo com os números da UPA, do PS e da Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes.

Eduardo destacou a evolução do atendimento na Saúde em Pelotas com a abertura da UPA, já que o PS deixou de ser o único local aberto 24 horas por dia. “A pressão do PS irá diminuir com a colaboração da UPA e da UBAI, redistribuindo os atendimentos que não são considerados de urgência e emergência”, afirmou o prefeito.

Arita ressaltou a importância do trabalho desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, que ajudam a diminuir o número de procuras por atendimento no PS. “Desde que começamos a reorganizar as Unidades, há quatro anos, houve a redução de 12% para 3% no número de pessoas que buscavam o Pronto Socorro quando deveriam ir até as UBSs. Isso mostra a importância do serviço da rede municipal de saúde”, salientou Arita.

Acompanharam a coletiva, representantes da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que faz a gestão da UPA; equipe diretiva da SMS e imprensa.

 NÚMEROS DOS PRIMEIROS DIAS DA UPA

Foram atendidos 2.465 pacientes, sendo 1.628 verdes; 674 amarelos; 158 azuis e cinco vermelhos. O tempo de espera para a classificação de risco e para atendimento médico varia: no primeiro caso, a espera dura, em média, 12 minutos de manhã; 31 minutos de tarde e 42 minutos durante a noite. Já o atendimento médico leva, em média, 24 minutos pela manhã; 2h20min de tarde e 2h37min durante a noite.

O maior tempo de espera coincide com o atendimento de pacientes em situação de urgência e emergência, que recebem o primeiro auxílio na Unidade, mas logo são encaminhados ao PS.

NOS primeiros 15 dias de funcionamento da UPA/Areal foram atendidos quase 2,5 mil pacientes

NOS primeiros 15 dias de funcionamento da UPA/Areal foram atendidos quase 2,5 mil pacientes

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

A SMS, com apoio do Conselho Municipal de Saúde, está estruturando políticas para conscientizar a população de que existe a rede de atenção básica em pleno funcionamento, prontos para seguir recebendo pacientes. São eles: Pronto Atendimento (PA) Clínico Adulto e Pediárico, a Ubai Navegantes, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária Arita lembra que na primeira semana de funcionamento da UPA, o número de atendimentos diários do PA caiu, em média, de 60 para 12; na UBAI, a média caiu de 150 para 40 atendimentos. “Foi uma demanda espontânea muito grande na UPA, mas, em poucos dias, foi voltando ao normal os atendimentos nos outros locais”, afirmou Arita.
UPA AREAL

Localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231, a UPA Areal porte I veio para qualificar os serviços públicos de saúde do Município e é uma importante contribuição para desafogar o Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A população deve buscar o serviço na Unidade em casos de febre alta, pressão alterada ferimentos leves, pequenos cortes, mal estar, gripe forte e dores no corpo. A UPA funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções