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quinta, 26 de dezembro de 2024

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Segunda etapa da dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande tem contrato assinado

Segunda etapa da dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande tem contrato assinado
27 outubro
13:54 2023

O objetivo da obra é manter a eficiência do calado operacional e trazer segurança às operações de entrada e saída de navios

A Portos RS prevê para o mês de novembro a realização da segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. O objetivo da obra é manter a eficiência do calado operacional e assim trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do complexo portuário rio-grandino.

De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Empresa Pública, serão contempladas com essa obra as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa é de retirar 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos, com o uso de equipamentos modernos e em aproximadamente 80 dias de trabalho.

O diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, disse que “o principal objetivo desta obra pelo segundo ano consecutivo é, além de aumentar o calado operacional para permitir que embarcações maiores possam cada vez mais utilizar Rio Grande como uma rota frequente, é também mostrar ao mercado que a cidade tem planos de se tornar o principal hub do Conesul para o recebimento de navios de contêineres”.


Governador esteve presente na assinatura do contrato – Foto: Maurício Tonetto/Secom

O contrato entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação, foi assinado nesta quinta-feira (26), em cerimônia que contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite, o secretário de Logística e Transporte Juvir Costella, secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo e a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. A atividade está orçada em R$ 94,5 milhões e é considerada essencial para as operações do Porto do Rio Grande, cuja realização está prevista na Licença de Operação do cais público rio-grandino.

É a dragagem que permite a navegabilidade do canal, fazendo com que não existam obstáculos capazes de causar danos às embarcações, como encalhes, por exemplo. A realização do processo de forma anual tem como benefício a redução do volume de sedimentos e a diminuição do tempo de obra. Além disso, o canal dragado garante competitividade ao Porto do Rio Grande e fortalece o sistema hidroportuário como um todo, a partir do aumento das movimentações.

A quantidade de material que será retirada foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. Já durante sua realização, o sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.

Toda obra com essa finalidade é autorizada pela autoridade ambiental competente, nesse caso o Ibama, e precedida de um processo documental denominado Plano de Dragagem. Já os ciclos de dragagem, que consistem na sucção do material e o descarte, serão acompanhados por técnicos ambientais da Portos RS, do Ibama e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, comentou que “esses investimentos fazem parte do planejamento estratégico e do Plano Orçamentário da Portos RS. No ano passado, o governador executou a extinção da Autarquia e efetivou a criação da Empresa Pública para que tivéssemos a capacidade de fazer os investimentos necessários. O que nós viemos fazendo é a execução desses importantes investimentos em infraestrutura, inovação e tecnologia para a melhoria do complexo portuário do Rio Grande do Sul”.

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