Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

SEGURANÇA : Audiência pública debate o Policiamento Comunitário

03 julho
08:58 2015

Na quarta-feira, o plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas foi palco da comemoração do 1ª ano de implantação do Programa de Policiamento Comunitário em Pelotas. O encontro foi promovido a partir da proposta de audiência pública de autoria do vereador tenente Bruno.

O chefe do Estado Maior do CRPO/Sul Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul), tenente-coronel Carlos Alberto Brusch Terres, participou de duas reuniões realizadas na Casa do Povo. O primeiro momento foi à tarde. Com a plateia formada por integrantes dos 11 núcleos do Policiamento Comunitário do município, o oficial – a convite do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Andre Luis Otonelli Pithan – em razão de sua trajetória na Brigada Militar  e experiência como um dos pioneiros do Programa na Metade Sul, falou sobre o Comunitário e avaliou a ação dos últimos 12 meses, acenando para desafios e perspectivas a partir de agora rumo ao futuro.

) PROJETO completou um ano de atuação na cidade

) PROJETO completou um ano de atuação na cidade

À noite, o oficial – representando o comandante do CRPO/Sul, coronel Elizeu Antonio Vedana – foi um dos convidados a ir à tribuna e falar sobre o Policiamento Comunitário. De maneira objetiva comentou sobre a aceitação e participação da comunidade e dos policiais militares no programa. Confirmou que a imagem das Unidades se evidencia com esta ação e, o perfil do PM que vai às ruas, se reflete com a pró-atividade e permanência que se confirma nos bairros da cidade. A audiência pública reuniu os policiais participantes, líderes comunitários e população para expor dificuldades, comentar as estratégias bem-sucedidas e promover o diálogo para melhorar o funcionamento nos núcleos.

Após os pronunciamentos das autoridades e representantes da comunidade, a solenidade foi marcada pela emoção através do reconhecimento a todos os membros do Policiamento Comunitário por intermédio da homenagem feita aos soldados Amaral e Gouvea. Os dois militares receberam um diploma de reconhecimento por parte do Legislativo em razão de três exitosas ações – todas em um mesmo dia: prisões e recuperação de veículos utilizados em assalto, além da apreensão do envolvido em um latrocínio de grande repercussão no município.

Segundo balanço da BM, durante este ano 46 armas de fogo foram apreendidas, 194 pessoas presas em flagrante, 135 veículos recuperados pelos policiais, foram aplicadas 2.600 autuações e 459 veículos irregulares foram recolhidos.

O prefeito Eduardo Leite, o general André Silveira, comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, o juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, diretor do Foro de Pelotas,  o vereador Ademar Ornel, presidente da Câmara de Pelotas, foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções