Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

SEGURANÇA : Secretaria Municipal prepara ações para enfrentar desafios

08 fevereiro
08:55 2017

Ouvir lideranças, formar parcerias e integralizar objetivos estão na pauta das atividades coordenadas por Tenente Bruno

Todos os recursos e ferramentas disponíveis em favor de um novo momento na segurança pública em Pelotas. Além, é claro, da determinação para fazer acontecer. É assim que a recém-criada Secretaria Municipal de Segurança Pública começa a formatar as ações que serão implantadas no sentido de transformar em mudança positiva o inseguro clima que paira no ar e assusta a população.

A Guarda Municipal, por exemplo, é uma das ferramentas que pode fazer a diferença, a partir de ações integradas com Brigada Militar, Polícia Civil, instituições públicas. privadas, envolvimento e comprometimento da comunidade.

“A segurança requer essas ações, para que se fortaleçam as políticas públicas voltadas principalmente à prevenção quanto ao futuro que se quer”, salienta o secretário Aldo Bruno Ferreira, ou tenente Bruno, observando que nesse contexto é necessário fazer com que o jovem, por exemplo, deixe de ser alvo da bandidagem. Além de manter e fortalecer as atividades da Guarda Municipal Mirim, consta nas ações criar grupo mirim na Colônia Z-3, com jovens da comunidade local.

“O jovem tem de ter esperança em relação ao seu futuro. E aí o setor público deve atuar na prevenção, a não na repressão”, continua o secretário, lembrando que projeto de sua autoria, enquanto vereador, possibilitou significativa redução em problemas ligados à violência infantil. No ano 2016, cerca de 3,7 mil alunos e 300 professores estiveram envolvidos em palestras e outras atividades desenvolvidas em escolas do município.

SECRETÁRIO começa a preparar novo momento focado no resgate à  confiança da população  FOTO: HFJ/DM

SECRETÁRIO começa a preparar novo momento focado no resgate à confiança da população
FOTO: HFJ/DM

FUTURO

Alguns projetos na pauta de ações a serem desenvolvidas pela Secretaria de Segurança, segundo Bruno, vão alavancar o novo momento esperado pela população. Todos, setores públicos e privados deverão estar envolvidos para potencializar as atividades. O uso da tecnologia e qualificação da inteligência policial, com a interligação entre a Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e empresas de segurança será fundamental.

“Vamos, sim, criar um canal direto com as polícias, Brigada Militar e Polícia Civil, mais empresas de segurança privada para que possamos cercar ao máximo as ações dos bandidos”, diz o secretário, garantindo a intenção de resgatar os espaços públicos ao cidadão. As propostas de Bruno são baseadas em estudos e experiências em estratégias, enquanto policial militar.

Outro desafio de Bruno e da Secretaria de Segurança é criar mecanismos capazes de intensificar e qualificar o observatório de segurança pública.

INOVAÇÃO

O projeto Cercamento Eletrônico é uma proposta já existente em algumas cidades e que “fecha” o cerco à ação criminosa a partir do monitoramento, via radar, do trânsito de veículos em situação irregular, dentre outras.  E está na pauta da secretaria administrada por Bruno, com aval da prefeita Paula Mascarenhas.

A criação da Patrulha Rural, a Guarda Municipal atuando na zona rural, foi implantada recentemente pela Secretaria. E já apresentou resultados positivos, com a inibição de ações dos inimigos do alheio.

REFORÇO – Atualmente, a GM conta com um efetivo de 230 guardas. Bruno garante para breve a realização de concurso público para a contratação de 80 novos servidores. Mais informações e contatos com a GM podem ser obtidos pelo telefone 153.

TRANSPORTE

A violência é também um problema que há algum tempo preocupa trabalhadores e usuários do transporte coletivo urbano. Atendendo reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas, a Guarda Municipal vai entrar em “campo” para coibi-la.

Nos próximos dias, os guardas municipais farão treinamento específico – acompanhamento e abordagem – para atuar no combate à violência que costuma viajar nos ônibus, principalmente nos primeiros horários aos finais de semana, em linhas da Zona Norte. A Secretaria já conseguiu a cedência de ônibus do Consórcio que administra o transporte coletivo em Pelotas para o treinamento.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções