Diário da Manhã

Notícias

Sem data para reabrir, PPCI do Theatro Sete de Abril está tramitando

Sem data para reabrir, PPCI do Theatro Sete de Abril está tramitando
25 setembro
09:53 2025

Secult providencia levantamento para a segunda etapa da instalação elétrica e orçamentos de reparos gerais de manutenção 

O Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura (Secult) trabalha contra o tempo para agilizar as etapas que ainda faltam para que o Theatro Sete de Abril, casa de espetáculos gerida pelo governo municipal, possa reabrir suas portas o quanto antes à comunidade pelotense e visitantes, após mais de 15 anos fechadas. Nas últimas semanas, o maior avanço foi na execução do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), uma das etapas essenciais para a reabertura.

Com um orçamento de cerca de R$ 44 mil, recursos doados ao Theatro pelo Ministério Público Estadual, a empresa Dias Gomes, vencedora do processo licitatório, fez a instalação de luminárias de emergência, balizadores, placas indicativas, extintores de incêndio, laudos técnicos e plano de emergência. Para a conclusão do PPCI, resta a última etapa do funcionamento do reservatório de água, acionado em casos de incêndios, que está sendo providenciada.

Energia Elétrica

O projeto da segunda etapa da instalação elétrica do Sete de Abril, que também é primordial para a sua reabertura, está em fase de atualização. A diretora de Memória e Patrimônio, Simone Delanoy, disse que estão sendo verificados todos os circuitos e feito o levantamento da quantidade de fiação que foi roubada, no ano passado. Após a conclusão do projeto, deve ser feito o orçamento para, então, ser realizado o processo licitatório que irá definir a empresa que fará a sua execução.

Manutenção e Conservação

Além das últimas etapas da instalação elétrica e do PPCI e da Caixa Cênica, cujo processo está em andamento, a Secult informa que estão sendo providenciados orçamentos de diversos reparos na parte física do Theatro, que acabou por se deteriorar por ter ficado fechado e sem manutenção desde 2022, quando foi concluído o restauro do prédio histórico. Simone adiantou que será preciso refazer a pintura interna, parte do assoalho de uma escada, trocar a frente do palco (de madeira, que apodreceu no período em que havia goteiras – reparadas no primeiro semestre), trocar parte de forros de gesso e colocar gradil para fechar as visitas das lajes técnicas.

Não vai reabrir tão cedo

Apesar de estar em obras de restauro desde 2013, ainda são necessários recursos estimados em R$ 5 milhões para intervenções emergenciais, algumas já em processo licitatório. Outras ações importantes voltadas para a reabertura não têm previsão de licitação, dotação orçamentária e nem recursos para executá-las. A situação impede o governo de estabelecer um prazo para entregar o espaço à comunidade pelotense.

“Estamos muito tristes com a situação. Há muitos desafios ainda para a população contar novamente com o Sete de Abril. Ele não pode funcionar sem climatização por conta do PPCI, que não está completo, a instalação elétrica foi feita pela metade e, na questão de som e luz, estamos na estaca zero”, lamentou o prefeito Fernando Marroni.

Fotos: Manuela Santos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções