Semana com temporais no RS
Mergulhador morreu em Rio Grande. Áreas de instabilidade associadas a descargas elétricas, chuvas fortes e temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento até 80 km/h seguem atuando entre a Campanha e Sul gaúcho
A tendência é que as instabilidades sigam atuando nessas regiões e gradualmente avancem também pela região Oeste. Os ventos quentes e úmidos que sopram de norte favorecem as rajadas em torno dos 50 aos 80 km/h no Centro-Oeste do Estado.
Todas as cidades que margeiam a Laguna dos Patos, na Região 4 da Defesa Civil Estadual, estão sendo afetadas pelo nível mais alto das águas deste manancial:
PELOTAS: 05 famílias saíram de suas residências. Três são da Colônia Z3 e duas do Pontal da barra; A Defesa Civil local, juntamente com a secretaria de Assistencia Social está providenciando ação nesta manhã para levar ajuda às famílias dos bairros afetados. A Defesa Civil fez contato com a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército e colocou a disposição um caminhão para que as equipes consigam chegar até o Pontal da Barra. Também foi disponibiliada uma guarnição embarcada da PATRAM, para chegar por água. Em Pelotas a Defesa Civil atende pelo número 153.
RIO GRANDE: 13 pessoas desalojadas e 1 desabrigado; (Ilha do Torotama e Bairro Cidade Nova); Outra situação é que um mergulhador morreu na tarde de domingo. Ele trabalhava no Canal de acesso ao Porto quando desapareceu. Seu corpo foi encontrado por volta das 17:30h de domingo. A Defesa Civil de Rio Grande encontra-se fazendo um trabalho no sentido de deixar abrigos a disposição da comunidade, em caso de necesidade e atende pelo número 199.
SÃO JOSÉ DO NORTE: Moradores da rua Conde de Porto Alegre e outras vias próximas estão com águas em elevação, afetando suas residências. Não há registro de desalojados e /ou desabrigados.
ARAMBARÉ: O nível da Laguna dos Patos gera um aumento no nível do Arroio Velhaco. A Defesa civil local aumenta o monitoramento.
Nesta segunda-feira (18), os volumes de chuva giram em tomo de 40 a 60 mm/dia e pontualmente atingindo 90 mm/dia na Campanha e Sul gaúcho.
Na terça-feira (19), as instabilidades continuam atuando em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas de vento na maioria das regiões gaúchas, devido à atuação de uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade. Nas Missões, Noroeste, Centro, parte da Campanha, Leste, Vales e RMPOA os acumulados variam pontualmente entre 40 e 60 mm/dia e pontualmente 75 mm/dia, enquanto nas demais regiões ficam entre 30 e 50 mm/dia.
Na quarta-feira (20), as chuvas seguem em todo o Estado de forma pontual, com eventual queda de granizo e rajadas de vento. A tendência é que as instabilidades persistam ao longo da quinta-feira (21) com intensidade moderada a forte nas Missões, Campanha, Sul e Centro.