Semana de Conciliação na Justiça do Trabalho
Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega a sua 7ª edição em 2023
E a edição deste ano tem slogan definido: “A um passo da solução”. O objetivo é ampliar a resolução consensual de conflitos na Justiça do Trabalho.
O evento, que será realizado de 22 a 26 de maio em todo o país, busca alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. A Semana da Conciliação Trabalhista é uma das datas mais importantes do calendário da Justiça do Trabalho, a Justiça que mais concilia.
“A um passo da solução”
A campanha deste ano foi concebida a partir da ideia da autonomia e da vontade das partes que, através do diálogo e mediação da Justiça do Trabalho, podem dar um passo e garantir a solução do conflito. Para ilustrar essa ideia, foi utilizado uma diagramação dimensional em perspectiva, possibilitando a ideia de que duas partes se encontram em um espaço para negociação.
As peças indicam que a conciliação é o caminho mais célere para um processo trabalhista ser finalizado e que a solução só depende das partes envolvidas. Os materiais serão usados em varas, fóruns e tribunais trabalhistas em todo o país, além de lugares de grande circulação.
Dê o primeiro passo
Se você tem um processo na Justiça do Trabalho e deseja dar um passo, mas não sabe como proceder para encontrar uma solução imediata do seu processo, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é o caminho mais rápido para a solução consensual do conflito.
Para incluir seu processo em pauta, procure a Vara do Trabalho onde o processo tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) da sua região. Os contatos dos centros de conciliação estão disponíveis na página da Conciliação Trabalhista.
PELOTAS
O Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho de Pelotas estará participando do mutirão para tentativas de acordos em processos de todas as Varas do Trabalho e em qualquer fase dos processos. “Sempre é hora de resolver um conflito, quem tiver um processo tramitando na Justiça do Trabalho, pode pedir a designação de audiência para tentativa de acordo”, informa a Juíza Titular de Vara do Trabalho Ana Ilca Härter Saalfeld que atua como Coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC-JT/PELOTAS.
Em 2022, na 6ª edição do evento, o TRT-4 homologou mais de R$ 16,7 milhões em acordos. Ao todo, foram realizadas 2.862 audiências e celebradas 748 conciliações nos cinco dias de atividades.
CONTATOS:
Email: ([email protected])
Site: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/conciliacao-trt4
Telefone: (53) 3310-8200