Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Agricultura: Seminário sobre produção regional tem início nesta terça na Embrapa

07 outubro
17:55 2013

Agricultura FamiliarTendo como foco o processamento de frutas, hortaliças, mel e outros alimentos o I Seminário do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul acontece nesta terça-feira, dia 8 de outubro, no auditório Ailton Raseira da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. O Arranjo Produtivo Local é uma fração de um segmento econômico regional, articulado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e pelo Fórum da Agricultura Familiar (FAF), que objetiva estabelecer uma rede de relações entre agroindústrias, instituições públicas, instituições de ensino e organizações não-governamentais a fim de articular ações para o desenvolvimento sustentável.

A Embrapa faz parte do Comitê Gestor do Arranjo. O secretário executivo do Comitê, Daniel Aquini, acredita que o seminário seja o começo desse processo de articulação para fomento ao desenvolvimento. “Este é o ponto de partida para a criação de um plano de desenvolvimento do APL”, constatou. A previsão é de que o Arranjo comece a ser construído no próximo ano.

Dentro da programação do I Seminário está previsto pela manhã três palestras. A primeira será sobre Cenários da Produção e Consumo de Alimentos com Juliano Cassarino, da Universidade Federal Fronteira Sul, a segunda, sobre Arranjos Produtivos Locais no RS com Sergio Kapron, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e a última, com Bruna Roldan, da Emater/RS, ao abordar as Políticas Públicas de Apoio às Agroindústrias. Já à tarde, o evento reserva espaço para reunião de grupos que discutam a produção de mel, sucos, conservas, condimentos, alimentos minimamente processados e cadeias emergentes.

 

O APL na região Sul

A região conta com histórica base produtiva que compreende agricultores, agroindústria e um conjunto de instituições, base esta com capacidade instalada e conhecimentos necessários para articular ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável. A formalização de um Arranjo Produtivo Local, amparado e articulado por políticas públicas nacionais e estaduais sem dúvidas deve representar uma novidade no cenário regional. A compreensão de que todos fazem parte das dificuldades e das soluções é o único caminho para um estilo de desenvolvimento que inclua todos os segmentos, baseado mais em cooperação do que na competição.

Agricultura Orgânica01O APL de Alimentos está situado na região de influência de Pelotas, Zona Sul do Estado, à qual considera ainda os municípios do COREDE-SUL, que são: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chui, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tavares e Turuçu.

O Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS reúne-se mensalmente há mais de 18 anos, com representantes das prefeituras, universidades, centros de pesquisa, associações, cooperativas, representantes de assistência técnica extensão rural, ONGs, entre outros.

O Fórum é um espaço de aprendizado, troca de experiências, indução e colaboração na execução de políticas públicas. Ele definiu o foco do APL Alimentos, qual seja, processamento de frutas e hortaliças, mel e condimentos. A maioria das propriedades envolvidas no Arranjo constitui-se de pequenas unidades familiares (propriedades de até 50 hectares), que produzem tanto para o abastecimento do mercado in natura quanto para o processamento industrial. Vale ressaltar a existência de inúmeras associações e cooperativas que atuam na organização dos produtores. Essas características garantem à região papel significativo no cenário produtivo nacional de alimentos.

Importante destacar, também, a excelente localização do APL em termos de proximidade com grandes centros consumidores e a presença na região de logística apropriada para o escoamento e exportação da produção.

Números de produção/consumo na região Sul

  • Consumo de hortaliças – 11,50 kg a mais que a média brasileira;
  • Consumo de frutas – 7,60kg acima da média do restante do país;
  • Produção de Frutas – 63 mil toneladas de latas de pêssego; 1.750.000 latas de figo; 1.500.000 latas de salada de frutas, 1.000.000 latas ameixa em calda, 200.000 latas de abacaxi, 600 toneladas de goiabada, 2.000.000 kg de polpa natural para confeitarias, doces em massa e cremosos.
  • Produção de Mel -100 produtores organizados, com 100 toneladas/ano;
  • Produção de Condimentos – 70 produtores de pimenta vermelha; 70.000 toneladas de cebola; 735 toneladas em 238 hectares de alho-macho;

Comentários ()

Seções