Diário da Manhã

segunda, 13 de maio de 2024

Notícias

Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar ocorre em Pelotas

17 julho
16:31 2014

O IV Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, realizado no auditório da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, encerrado na quarta-feira (16/07), foi marcado pelos relatos dos guardiões de sementes e suas organizações.

 A exposição da realidade e das perspectivas das sementes crioulas promoveram debates e reflexões, além da elaboração da Carta Aberta do Seminário.

A exposição da realidade e das perspectivas das sementes crioulas promoveram debates e reflexões, além da elaboração da Carta Aberta do Seminário.

Nos dois dias de programação, o auditório da Embrapa Clima Temperado recebeu um púbico atento, entre agricultores familiares, guardiões de sementes adultos e mirins, extensionistas rurais, pesquisadores e estudantes. Cerca de 300 pessoas puderam assistir aos relatos sobre as experiências realizadas em diferentes municípios no que se refere à preservação das sementes crioulas e da agrobiodiversidade.

O município de Ibarama, no centro do Estado, é um dos principais preservadores de sementes, realizando diversas ações para socializar o saber e dar continuidade ao trabalho. Entre as atividades realizadas, destacam-se o Dia de Troca de Sementes, Seminário de Agrobiodiversidade Crioula, Seminário Regional de Guardiões Mirins e a Feira de Economia Popular e Solidária. As ações têm por objetivo não somente a preservação das sementes crioulas, mas também o resgate das plantas medicinais, receitas típicas da região e o artesanato.

A Associação dos Guardiões de Ibarama participa de eventos como a Expointer e Expoagro, tem parceria com universidades e instituições de Pesquisa e Extensão Rural. Em 2012, o município criou um grupo de guardiões mirins para dar continuidade à preservação da agrobiodiversidade. Os municípios de Ibarama, Canguçu e São Lourenço do Sul mostraram o trabalho realizado junto com escolas da rede pública de ensino, com crianças e jovens, para a preservação no cultivo das sementes crioulas.

Já o município de Tenente Portela, no Noroeste do Estado, apresentou o trabalho realizado pela Agobio – Associação dos Agricultores Guardiões de Tenente Portela. A Agobio surgiu por entender que a semente crioula não é somente um insumo. A primeira atividade foi a criação de uma identidade para o grupo de guardiões, onde foram realizadas oficinas de economia solidária e comércio justo e de identidade coletiva.

O IV Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar foi uma realização da Emater/RS-Ascar e Embrapa e contou com o apoio de instituições de ensino, municípios e associações de agricultores e guardiões de sementes.

Comentários ()

Seções