Diário da Manhã

quarta, 08 de maio de 2024

Notícias

Seminário discute boas práticas de gestão

19 novembro
15:45 2014

Palestrante apontou uma forte tendência do setor público em utilizar bons exemplos da iniciativa privada

O Seminário de Governo em Gestão reuniu lideranças da prefeitura, entre secretários, gestores e superintendentes para abordar práticas gerencias voltadas aos setores público e privado

O Seminário de Governo em Gestão reuniu lideranças da prefeitura, entre secretários, gestores e superintendentes para abordar práticas gerencias voltadas aos setores público e privado

Promovido pela Coordenadoria de Estratégia e Gestão da Prefeitura de Pelotas, durante manhã e tarde desta terça-feira (18/11/14), no auditório da Faculdade Anhanguera, o Seminário de Governo em Gestão reuniu lideranças da prefeitura, entre secretários, gestores e superintendentes para abordar práticas gerencias voltadas aos setores público e privado. “Numa prefeitura que trabalha com restrições financeiras e burocráticas, a superação vem quando assimilamos a cultura do planejamento”, destacou o prefeito Eduardo Leite, que na abertura do evento apresentou o Planejamento Estratégico desenvolvido pela Coordenadoria, com apoio da Comunitas, por meio do projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Essa nova visão do administrador público foi tema da palestra de Darci Ribeiro, autor com experiência internacional e 10 livros publicados sobre gerenciamento de projetos. Ele destacou que, para enfrentar as dificuldades dos últimos anos, há uma forte tendência do setor público em utilizar as boas práticas da iniciativa privada. “Quem sai na frente no setor privado é modelo de competitividade. Já quem sai na frente no setor público, no que se refere a governos, fica de modelo para os próximos governantes”, disse Ribeiro, reforçando a importância das lideranças no processo de gestão: “Esse é um assunto que leva tempo para atingir patamares de excelência e é um processo que demanda liderança e continuidade”. Ribeiro conduz, desde 2005, com Russel Archibald, uma pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos no Brasil e na Itália, além de trabalhos na Espanha e Portugal, Estados Unidos, e México.

Ainda durante o encontro, o coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria e fez um relato de todos os projetos já executados, dos que estão em andamento e dos que estão por vir. Neuza Chaves proferiu a palestra “Esculpindo líderes de equipes”, com foco na formação de líderes.

 Comunitas

Darci Ribeiro, autor com experiência internacional e 10 livros publicados sobre gerenciamento de projetos

Darci Ribeiro, autor com experiência internacional e 10 livros publicados sobre gerenciamento de projetos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário. Fundada no ano 2000, tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. Com esse objetivo, promove ações para o fortalecimento da gestão pública e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Atua em áreas como a melhoria do equilíbrio fiscal e da prestação de serviços; a eficiência na comunicação e na administração de projetos; a inovação em setores como saúde e educação; o intercâmbio de ideais e práticas exitosas sobre investimento social corporativo e a discussão de projetos e tendências na esfera social.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

É um programa de aprimoramento da gestão pública, desenvolvido em oito municípios brasileiros: Campinas (SP), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Curitiba (PR). Foram escolhidas cidades governadas por diversos partidos (PT, PSB, PSDB, PDT E PMDB), com prefeitos em primeiro mandato, e de diferentes regiões do país. Com suas ações, o Juntos pretende estimular o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população e também promover o intercâmbio de boas práticas entre os setores público e privado. Os projetos são desenvolvidos em várias áreas, entre elas, gestão fiscal, saúde e educação. Para esse trabalho, feito em parceria com empresas privadas, a Comunitas ainda tem o apoio da consultoria Falconi, do Instituto Tellus de inovações em design de inovações em governo, do CLP (Centro de Liderança Pública) e da FSB Comunicações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções