Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Seminário em Canguçu discute o potencial da Erva Mate na região

Seminário em Canguçu discute o potencial da Erva Mate na região
17 janeiro
14:33 2014

A região de Canguçu foi, em meados da década de 30 e 40, um importante pólo ervateiro do Rio Grande do Sul e hoje ocupa o 6° lugar no Estado. Com o objetivo de reconstituir este pólo, diversas entidades e produtores se reuniram na tarde da última quinta-feira (16/01), no Cine Teatro-municipal de Canguçu, para a realização do 1° Seminário Regional da Erva-Mate. No município, a localidade de Herval, no 2º Distrito, concentra o maior número de produtores com a cultura implantada e que apresentam potencial para viabilizar a comercialização.

Durante à tarde, diversas palestras discutiram o futuro da produção na região, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Valdir Zonin, um dos painelistas do Seminário, comentou: “Nós vamos fazer capacitações e treinar os agricultores para a produção de erva mate”, Zonin ainda salientou: “Temos que incentivar a produção orgânica para que o consumidor tenha sempre uma erva mate de qualidade”.

Além das políticas públicas estaduais, assunto abordado por Zonin, as tendências de Mercado, a organização e o fortalecimento do polo ervateiro e os relatos sobre as propriedades da região também foram temáticas levantadas durante a tarde no Seminário. O técnico da Inspetoria de Defesa Agropecuária, de Canguçu, Sérgio Antônio Pasa, salientou que o pólo de Canguçu possui cerca de 200 produtores da cultura e que a grande maioria não realiza o manejo comercial da Erva Mate.
O evento contou ainda com a participação do prefeito do município, Gerson Nunes, pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Coordemor, Cored-Sul, além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, dos municípios de Canguçu, Morro Redondo, São Lourenço do Sul e do Escritório Regional Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções