Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

SÉRIE B : Brasil e Coritiba se encontram após 38 anos

08 maio
08:44 2018

Há 38 anos, o Brasil não enfrenta o Coritiba. A última partida diante do time paranense foi em 7 de novembro de 1979 no Bento Freitas em jogo pela Taça de Ouro (equivalente a Série A do Brasileiro). Na ocasião, o Coxa ganhou por 1 a 0. O Rubro-Negro não tem boa lembrança dos enfrentamentos com o Coritiba, pois perdeu duas vezes. A primeira delas (2 a 0) ocorreu em 1978.

Em 1979, o Brasil passou as nove rodadas da primeira fase do Brasileiro sem sofrer derrota. A série invicta (duas vitórias e sete empates) foi sustentada diante de Grêmio Maringá, Desportiva/ES, Caldense, São Paulo de Rio Grande, Criciúma, Caxias, Operário/PR, Colatina e Chapecoense. Só foi perder na abertura da segunda fase, justamente para o Coritiba – gol de Freitas.

Nesse ano, o Coxa chegou às semifinais, sendo eliminado pelo Vasco. A equipe carioca enfrentou o Internacional na decisão do título.

Em 1978, o Brasil perdeu por 2 a 0 para o Coritiba na capital paranaense – gols de Borjão e Liminha. O time xavante de 79 era treinado por Laone Luiz Luz (3L) e contava com Gilberto; Luís Carlos, Renato Mineiro, Renato Cogo e Cláudio Radar; Zé Augusto Odir e Jorge Luiz; Flecha, Valdeci e Edson. Tinha ainda Doraci, Dejair, Luizinho Parise, Tadeu Silva, Clóvis e Paulo Garça. (Colaboração do pesquisador Izan Müller).

Lourency, com aplicação exemplar, será importante para o Brasil pontuar no Couto Pereira Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Lourency, com aplicação exemplar, será importante para o Brasil pontuar no Couto Pereira
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

 

Brasil terá postura cautelosa para tentar segurar o Coxa em Curitiba

O Brasil não se afasta de seu propósito na Série B do Campeonato Brasileiro: ganhar em casa e pontuar fora. Essa matemática é garantia de uma boa campanha. Depois de ganhar pela primeira vez na competição – 1 a 0 diante do Figueirense, dia 1º de maio -, o Xavante quer segurar pelo menos o empate contra o Coritiba, nesta terça-feira, às 21h30, no Couto Pereira, em Curitiba.

No fechamento da quarta rodada, o Brasil ocupa a 12ª posição, com cinco pontos (sem considerar o resultado da partida de ontem entre Sampaio Correa e CRB). O déficit na pontuação é consequência do empate em casa na abertura da competição contra o São Bento. O Coritiba está um pouco melhor: é o sétimo colocado, com sete pontos – exatamente porque ganhou seus dois jogos dentro de casa.

ESTREIA – É possível que Tiago Cametá faça sua estreia na equipe xavante. Se jogar o lateral direito contratado recentemente, Eder Sciola deverá ser deslocado para o meio-campo, consumando um projeto tático do técnico Clemer. Calyson voltou a sentir lesão muscular e ficou em Pelotas, o que aumenta a tendência de aproveitamento de Sciola no meio, formando um tripé com Leandro Leite e Itaqui.

Bruno Colaço irá cumprir suspensão pela expulsão contra o Figueirense, mas Artur retorna ao time. Ele que esteve suspenso na rodada anterior. Depois de um mês e meio de recuperação de uma lesão muscular, Luiz Eduardo foi relacionado para compor o grupo que viajou para Curitiba. Outra possibilidade é que Leandro Camilo recupere a titularidade na zaga, entrando no lugar de Rafael Vitor.

Eduardo faz escolhas

Eduardo faz escolhas

Eduardo altera equipe

O técnico Eduardo Baptista não perdeu desde que assumiu o comando da equipe do Coritiba. É verdade que são apenas três jogos: vitórias contra Atlético/GO e Criciúma, e empate com o Oeste. Ele chegou ao clube, após a frustrante estreia da equipe na Série B, com derrota de 2 a 0 para o Sampaio Correa. Sandro Froner foi demitido.

Eduardo está ainda buscando a melhor formação. Para a partida de hoje, ele perdeu o lateral esquerdo Abner, machucado. O meia Chiquinho será deslocado para a posição e, com isso, Yan Sasse ganha vaga no meio-campo. Pablo entra no lugar de Kady, tentando dar mais poder ofensivo ao time paranaense.

Uma das novidades é a ascensão do jovem atacante Nathan, 19 anos, que ficará no banco de reservas. Eduardo não pôde contar ainda com alguns jogadores experientes – como é o caso do centroavante Alecsandro, ex-Inter, que está fazendo um trabalho de reforço muscular, e o zagueiro Alan Costa, também com passagem pelo Beira-Rio.

CORITIBA

Wilson

Leandro Silva

Thalisson Kelven

Alex Alves

Chiquinho

Vitor Carvalho

Júlio Rusch

Pablo

Yan Sasse

Jean Carlos

Bruno Moraes

Técnico: Eduardo Baptista

 

BRASIL

Marcelo Pitol

Tiago Cametá

Rafael Vitor

Heverton

Artur

Leandro Leite

Eder Sciola

Itaqui

Lourency

Welinton Junior

Michel

Técnico: Clemer

  • Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba/PR
  • Data: 8/5/2018 (terça-feira)
  • Horário: 21h30
  • Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
  • Assistentes: Lehi de Souza Silva (DF) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
  • Quarto árbitro: Anderson Iraci Guimarães (PR)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções