Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

SÉRIE D: Em jogo, um título inédito

08 novembro
18:00 2014

Brasil e Tombense começam a partir das 20h30min deste domingo no Bento Freitas a decidir quem tem o melhor time da terceira divisão nacional.

HABILIDADE e velocidade de Alex Amado serão fundamentais para o Xavante largue em vantagem sobre os mineiros FOTO:  Alisson Assumpção/DM

HABILIDADE e velocidade de Alex Amado serão fundamentais para o Xavante largue em vantagem sobre os mineiros
FOTO: Alisson Assumpção/DM

Na casa do Brasil, os últimos resultados do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série D têm garantido respaldo aos rubro-negros para a garantia, fora de casa, dos resultados que garantem ao time a continuação na competição. Foi assim na fase de quartas de final, contra Brasiliense e Londrina.  Diante do adversário do Distrito Federal, os comandados de Rogério Zimmermann venceram por 2 a 1, na Baixada, e após derrota pelo mesmo placar, no tempo regulamentar e vitória por 4 a 3 nas penalidades, na casa do adversário, passaram à semifinal  para enfrentar o Londrina.

No jogo de ida, no Bento Freitas, 3 a 1 para o Xavante; na volta, no Estádio do Café, um empate em 2 a 2, não bem digerido pelo campeão paranaense, que arranjou uma confusão do tamanho da arrogância dos seus dirigentes e parte da sua torcida e imprensa do Norte do Paraná.  E o Xavante chegou à sua primeira final de uma competição nacional.

E neste domingo a partir das 20h30min, no Bento Freitas, diante de sua apaixonada e confiante torcida, o Brasil começa a decisão que pode culminar com o único título nacional de um clube gaúcho na temporada 2014. Apesar do respeito ao adversário, a expectativa é das mais positivas na Baixada.

“O adversário chegou à final por sua qualidade, e isso precisa ser respeitado por todos nós, em qualquer momento, mas vamos para o jogo como fomos contra todos os nossos adversários: com a motivação por estarmos numa competição nacional, diante do nosso torcedor e, mais ainda, pela conquista do acesso e por ser a decisão do título”, apontou o técnico Zimmermann, que não poderá contar com o goleiro Eduardo Martini, expulso em Londrina. Ânderson será o substituto.

A expectativa dos jogadores, comissão técnica e direção rubro-negra é pela presença de público próximo dos dez mil torcedores no Bento Freitas.

O ADVERSÁRIO

No ano do centenário, o Tombense Futebol Clube (fundado em 7 de setembro de 1914) dá seu maior salto. Um passo muito maior do que a expectativa dos 9 mil habitantes da cidade de Tombos (toda a população do município é inferior ao público que irá assistir ao jogo deste domingo no Bento Freitas) poderia imaginar. O clube faz futebol profissional há nove anos e subiu para a primeira divisão de Minas Gerais em 2012.

Mas desde que se aventurou no profissionalismo, o Tombense tem conquistado resultados expressivos. Quando disputava a terceira divisão, por duas vezes abriu mão de jogar o Módulo B do Campeonato Mineiro, embora conquistasse a vaga dentro de campo. No terceiro acesso, resolveu dar um passo à frente. Em seguida, estava entre os grandes de Minas – inclusive, conquistando o título do interior em 2013. O apoio financeiro ao time mineiro vem da gestão profissional do futebol do clube, que tem à frente os empresários Eduardo Uram e Lane Graviolle. Este último responde pela presidência do clube, que assim como o Xavante quer o título da competição para coroar o excepcional momento em campo.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x TOMBENSE

BRASIL: Ânderson; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Felipe Garcia; Alex Amado e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.

TOMBENSE: Darley; Juninho, Wellington, Heitor e Mateus; Marcinho, Coutinho, Joilson e Daniel Amorim; Elvis e Betinho. Técnico: Eugênio Souza.

ARBITRAGEM:  Célio Amorim, com Nadine Bastos e Ângelo Bechi (trio de Santa Catarina).

LOCAL:  Estádio Bento Freitas.

INÍCIO:  20h30min.

Comentários ()

Seções