Serviços do Castramóvel são retomados no bairro Bom Jesus
Equipe fez atendimentos junto a UBS do bairro na manhã desta quarta-feira (28); nesta semana estará nos bairros Navegantes (quinta) e Sanga Funda (sexta-feira)
A Prefeitura retomou nesta quarta-feira (28), junto a UBS da Bom Jesus, o serviço de castração de cães e gatos nos bairros de Pelotas por meio do Castramóvel, dando continuidade ao controle populacional desses animais no município. O cronograma prossegue nesta semana no bairro Navegantes (quinta-feira) e finaliza na Sanga Funda, zona norte, na sexta, sempre junto às Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, das 9h às 14h.
Moradora no bairro Bom Jesus e cadastrada desde abril para realizar o procedimento em sua cadela Lua, uma pitbull de um ano de idade, e em seu gato Pedro, de dois anos, sem raça definida, a auxilidar de cozinha Lídia de Oliveira foi uma das primeiras a chegar ao veículo do Castramóvel na manhã desta quarta. “É a primeira vez que busco o procedimento. Fiz o cadastro em maio, mas teve que ser adiado por causa das chuvas. É uma oportunidade que não se pode perder”, afirmou.
Conforme o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, titular da pasta responsável pelo serviço, a volta do Castramóvel significa a retomada de uma política pública que ele defende ser a mais efetiva de garantir o bem-estar do animal, além do apelo social de controlar a população de cães e gatos nas comunidades, juntamente com as equipes das UBSs. “Serão 80 castrações por dia para atender a população mais vulnerável, com uma equipe experiente, é um serviço de excelência de controle populacional. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios como crias indesejadas, diminui abandono, previne doenças e pode evitar maus tratos aos animais. Por isso, convidamos a população a participar, pois essa ação tem efeitos benéficos para todos”, disse.
O investimento do município para oferecer o serviço via Castramóvel é de R$ 191,8 mil em 2024. Além do Castramóvel, a Prefeitura faz o controle populacional de cães e gatos em parceria com a ONG SOS Animais. No ano passado, essa cooperação foi responsável por mais de quatro mil procedimentos no município.
Fotos: Michel Corvello