Simers estará na região sul do Estado nesta terça e quarta
O processo de regionalização do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) chega ao sul do Estado. Sob o gerenciamento da diretora-geral, Alessandra Felicetti e liderança da diretora da regional sul, Dra. Daniela Alba, e presença de representantes da entidade no interior, de delegados municipais e assessores jurídicos e políticos, a comitiva estará nesta terça-feira, 25 e quarta, 26, nas cidades de Rio Grande Pelotas e São Lourenço do Sul. Estão previstas visitas ao prefeito e secretário de Saúde de Rio Grande e às direções e médicos dos hospitais da região.
O objetivo é intensificar ações presenciais junto aos médicos, coletar informações e ver de perto as condições de trabalho dos profissionais da saúde. O processo de regionalização já esteve nas regiões norte, sul, fronteira e litoral. A entidade médica conta com diretores e assessores específicos para cada região e, desta forma, consegue realizar um contato mais próximo com os profissionais.
Este ano a entidade está completando 90 anos de atividades na valorização e defesa dos médicos. No dia 20 de maio de 1931, um grupo de médicos se reuniu em Porto Alegre e fundou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, com o objetivo de regulamentar a profissão, conquista sacramentada no início de 1932.
O Simers se manteve firme e forte ao longo de nove décadas trabalhando pelo respeito ao Ato Médico, Valorização, Autonomia, Condições de Trabalho e Segurança ao médico no seu ambiente profissional. Os tempos mudaram, mas as causas defendidas se mantiveram. E a história dos médicos se reflete na história de reivindicações e conquistas desses profissionais.
O Simers é considerado o maior sindicato médico da América Latina, pelos feitos, ações inovadoras, abrangência no atendimento, estrutura física, assessorias política, jurídica e de comunicação. A entidade atua em cinco regiões do Estado, com 33 delegacias.
Com a nova diretoria, a partir de 2019 e tendo na presidência o Dr. Marcelo Matias, o Simers implementou a regionalização para estar mais próximo aos médicos em todos os cantos do RS e apoia a manutenção do Museu de História da Medicina, desenvolvendo várias campanhas de conscientização em prol da saúde e da proteção ao médico. Entre os núcleos de atenção do Simers está o Núcleo Acadêmico, que se destaca pela ação social às comunidades carentes do RS.
Matias é médico gineco-obstetra, trabalha no HMIPV, é professor universitário e também faz atendimento em seu consultório, experiência que possibilita o entendimento sobre as necessidades dos médicos nos diferentes aspectos e a busca de soluções pontuais aos casos específicos e da coletividade. O vice-presidente do Simers é o Dr. Marcos Rovinski, médico endocrinologista, com larga experiência na área.