Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

SIMÕES LOPES NETO : Seminário “100 anos de Memória” acontece hoje e amanhã em Pelotas

21 novembro
08:55 2016

Iniciativa, promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem a finalidade de homenagear a vida e as obras de um dos escritores mais importantes do século XX

Hoje e amanhã, a cidade de Pelotas receberá o seminário “Simões Lopes Neto: 100 anos de Memória”, em homenagem a vida e as obras de um dos principais escritores do Rio Grande do Sul e do Brasil no século XX. O evento ocorrerá na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103).

HILDA Simões Lopes é presença garantida na terça-feira

HILDA Simões Lopes é presença garantida na terça-feira

Fausto Domingues

Fausto Domingues

A iniciativa integra o Biênio Simoniano (2015-2016) como programação paralela à mostra Simões Lopes Neto – onde não chega o olhar prossegue o pensamento, que segue até o dia 18 de dezembro, no Santander Cultural, em Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914), pelo telefone (53) 3225.6093 e na página www.facebook.com/sescpelotas.
Ao longo do seminário serão abordados os tópicos: escritores/leitores de Simões Lopes Neto: uma introdução; a Salamanca e o mito Fáustico; como se inventa uma nação; a construção do homem; Blau Nunes, viajante; a importância do escritor João Simões Lopes Neto para a literatura brasileira e universal; um novo olhar para um novo Simões; a Salamanca de Jarau, a primeira manifestação crítica; lucidez e memória; a primeira biografia e os últimos anos.

Cada participante poderá emitir seu certificado após 15 dias do término do evento, por meio da busca pelo próprio CPF, no site do Sesc/RS. Sugere-se a doação de 2kg de farinha de trigo ou milho para a campanha Prato Cheio do Programa Mesa Brasil.

Antônio Hohlfeldt

Antônio Hohlfeldt

BIÊNIO SIMONIANO – Em 2015 completaram-se 150 anos de nascimento do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto, e em 2016 cem anos da sua morte. Considerado por estudiosos e críticos como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, Simões Lopes Neto buscou, em sua produção literária, valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

Pela importância destas datas a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Simões Lopes Neto, criaram o projeto que resultou no decreto do Biênio Comemorativo. O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc aderiu ao Biênio Simoniado e tem organizado, pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, uma série de projetos relacionados à obra de Simões Lopes Neto.

PROGRAMAÇÃO

HOJE
9h – Abertura

9h30 – Fausto José Leitão Domingues – Os Estudos Preparatórios de João Simões Lopes Neto

10h30 – intervalo

11h – Cláudia Antunes – Escritores leitores de Simões Lopes Neto: uma introdução
14h – Antonio Hohlfeldt  –  Como se inventa uma nação

15h – Mário Barbosa de Mattos – Simões Lopes Neto e sua terra natal

16h – intervalo

16h30 – Maria da Glória Bordini –  Blau Nunes, viajante

AMANHÃ

8h30 – Kathrin Rosenfield – A importância de SLN para a literatura brasileira e a universal

9h30 – Luiz A. Fischer – Um novo lugar para um novo Simões

10h30 – intervalo

11h – Hilda Simões Lopes – A Salamanca do Jarau

14h – Luís Borges – A primeira manifestação crítica

15h – Maria Luiza Armando – Lucidez e memória

16h – intervalo

16h30 – Claudia Laitano  –  A primeira biografia

17h30 – Carlos Francisco Sica Diniz  –  Os últimos anos de Simões

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções