SIMP FAZ ASSEMBLEIA COM GUARDAS MUNICIPAIS
Entre as denúncias mais graves, o Sindicato diz que o prédio da GM situado na Cohab Tablada não tem PPCI – Plano de Prevenção e Combate a Incêndios, não possuindo sequer um extintor de incêndio. O local armazena materiais altamente inflamáveis e explosivos
O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) realizou assembleia com os integrantes da Guarda Municipal, no final da tarde de quinta-feira (23), reunindo aproximadamente 65% do total do efetivo, incluindo ativos e inativos, ou seja, presença significativa dos servidores deste segmento da categoria, tendo por local o auditório interno do Colégio Pelotense.
Na assembleia foi aprovada uma pauta com reivindicações consideradas urgentes por parte dos Guardas, a serem encaminhadas em reunião que já foi solicitada à Prefeita Paula Mascarenhas. Esta reunião será com a Direção do SIMP e uma comissão de três Guardas eleitos na assembleia.
DENÚNCIAS
Também foram apontados outros itens não constantes desta pauta considerada urgente, porém não menos importantes, e que serão encaminhados pelo SIMP aos órgãos competentes para busca de soluções.
Dentre estes problemas estão o número reduzido de Guardas, havendo aproximadamente um efetivo de 110 servidores, que distribuídos diariamente em turnos de trabalho, há períodos com apenas 05 ou 06 Guardas para atender toda a cidade de Pelotas (zonas urbana e rural); falta de manutenção preventiva e periódica das viaturas, onde já ocorreu inclusive um caso de uma destas por falta de freio ter invadido a calçada e colidido contra um muro de uma residência, quase atingindo uma ciclista que passava pelo local, onde felizmente não houve feridos, fato este documentado em vídeo de câmera de segurança privada.
Também o prédio da Guarda Municipal situado na Cohab Tablada (Três Vendas), por diversas vezes já foi alvo de denúncia através do SIMP quanto às precárias instalações, falta de segurança e de manutenção geral, além de ser inadequado e inapropriado, tendo em vista que não tem um PPCI – Plano de Prevenção e Combate a Incêndios – expedido pelos Bombeiros, não possuindo sequer um extintor de incêndio, mesmo havendo materiais altamente inflamáveis e explosivos, colocando em risco não só os Guardas, mas toda a comunidade dos arredores.
Outros pontos são a pouca quantidade de uniformes fornecidos, além do aumento de atribuições que o Executivo pretende lhes atribuir, como no caso do Projeto de Lei que trata da perturbação do sossego público.
A Direção do SIMP, alguns integrantes da Guarda Municipal e inclusive dos Agentes de Trânsito, estarão presentes na audiência pública na Câmara de Vereadores, a ser realizada no dia 30, às 19h, para tratar do referido Projeto de Lei.
O SIMP e a comissão de Guardas esperam o agendamento da reunião por parte da Prefeita Paula Mascarenhas com a maior brevidade possível, em face da pauta considerada urgente.