Sindicato dos Bancários realiza ação solidária pelas ruas de Pelotas
Um grupo de diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região esteve mobilizado, na noite de terça-feira (18), distribuindo cobertores e lanches para pessoas em situação de vulnerabilidade social
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a população em situação de rua, no Brasil, supera a marca de 281 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, conforme o Relatório Técnico do Departamento de Economia e Estatística do Governo do Estado, divulgado em agosto de 2022 por meio dos dados do Cadastro Único, mais de 70% das pessoas em situação de rua encontram-se em municípios com mais de 100.000 habitantes. É o caso de Pelotas, que na noite desta última terça-feira, registrou uma temperatura de 7ºC – um dos dias mais frios do ano, desde o começo do inverno, que teve início no dia 21 de junho.
Para amenizar o sofrimento dessas pessoas, o Sindicato reuniu um grupo de diretores, em sua Sede, organizando a distribuição de cobetores doados pela categoria. Paralelo à esta ação, foram preparados kits de lanche que também foram entregues pelas ruas da cidade, não se limitando a quem estava pelas ruas, mas chegando a outras regiões do município com grande concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A nossa categoria atendeu ao chamado do Sindicato, ao aderir à Campanha de Doação de Cobertores, e nós só temos a agradecer por este envolvimento, em especial aos colegas do Banrisul que foram aqueles que mais se engajaram nesta causa”, ressaltou o diretor Lucas Cunha, antes de sair em deslocamento com os demais dirigentes do Sindicato pelas ruas da cidade.
Ao falar das doações, Lucas explicou, novamente, a dinâmica da Campanha, que segue ativa e recebendo doações. “O nosso inverno, aqui, em Pelotas, é muito rigoroso e a proposta do Sindicato foi dobrar as doações dos bancários. Recebemos a doação de 52 cobertores e dobrando este número chegaríamos a um total de 104 cobertores a serem entregues, mas, com uma negociação especial junto ao comércio local, a gente conseguiu chegar a uma marca de 182 cobertores arrecadados”
Ao convidar a categoria para seguir participando das ações solidárias do Sindicato, o diretor Sérgio Seus ressaltou a importância de motivar outras entidades a fazerem o mesmo. “Convidamos a categoria a seguir com as doações, porque esta não será a única ação do sindicato, neste ano. Já estamos nos organizando para outros movimentos como esse, porque a situação, em Pelotas, requer uma atenção especial de todos a sociedade pelotense e nós estamos apenas fazendo a nossa parte”, reforçou.
Na ação da noite desta última terça-feira, os bancários se deslocaram pela região central da cidade de Pelotas, passando pela Avenida Bento Gonçalves, a Vila Castilho, a Vila Farroupilha e o bairro Simões Lopes, atingindo uma média de 100 pessoas.
Redação e fotos: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região