Sindilojas Pelotas e Sebrae discutem projeto inédito de revitalização do Centro Histórico
O presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, recebeu representantes do Sebrae RS e da Prefeitura de Pelotas para tratar da estruturação de um projeto de revitalização do Centro Histórico e Comercial da cidade

Participaram do encontro, realizado na sede do Sindilojas, o prefeito Fernando Marroni; o secretário de Mobilidade Urbana, Otávio Peres; o presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy; o gerente da Regional Sul do Sebrae, Ciro Vives; o gestor de projetos Alvaro Fossati e os analistas Juliano Silva e Bibiana Fagundes. De forma virtual, esteve presente o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Augusto Martinenco.
O grupo apresentou as demandas do Centro Histórico e Comercial de Pelotas e solicitou ao Sebrae apoio no mapeamento e na construção do projeto, visando direcionar ações para revitalizar o espaço, atrair público e fomentar os negócios.
O projeto, inédito no Rio Grande do Sul, resulta de uma ação conjunta entre Sindilojas Pelotas, Fecomércio-RS, Prefeitura e Sebrae, com o objetivo de fortalecer o comércio local, valorizar o patrimônio histórico e impulsionar o turismo.
Durante a reunião, o prefeito destacou que o Centro Histórico é um dos maiores empregadores da cidade e concentra grande potencial turístico:
“Nosso grande projeto é unir o centro histórico e comercial, fortalecendo o comércio e explorando seus atrativos. É algo que nos une para buscar um bom projeto de revitalização”, afirmou Marroni.
Segundo Renzo Antonioli, a proposta é construir soluções coletivas, integrando esforços da Prefeitura, empresários e parceiros externos para que o varejo local se fortaleça e se mantenha competitivo.
O encontro encerrou com o alinhamento para mapeamento das empresas da região central, identificação de demandas prioritárias e estudo de viabilidade da iniciativa, que pretende se tornar referência para outras cidades do estado.
Fotos: Gustavo Vara







