Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Sindilojas propõe emenda à lei do novo horário de funcionamento dos bancos

Sindilojas propõe emenda à lei do novo horário de funcionamento dos bancos
27 junho
09:22 2014

A lei de autoria do vereador Ivan Duarte (PT), que modificou o horário de abertura e fechamento dos bancos em Pelotas, das 10h às 15h, poderá receber emenda, a pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas, Sindilojas, por meio do vereador Anderson Garcia (PTB), único a votar contra o projeto de lei aprovado no Legislativo.

Em reunião na Câmara, na manhã de ontem, o presidente do Sindicato, Gilmar Bazanella, acompanhado do primeiro-vice presidente, Renzo Antoniolli, reconheceram a falha em não ter acompanhado a tramitação da proposta no Legislativo, uma vez que foi divulgada na imprensa e discutida em audiência pública antes de ser votada. “Se a lei for promulgada, vamos respeitar, mas, se ainda houver condições de sentarmos para conversar, estamos aqui em nome dos comerciantes de Pelotas, que desconhecem a lei”, afirmou o presidente do Sindilojas.

Bazanella explicou que, se implementada, a alteração no horário de fechamento poderá causar prejuízos ao comércio local, pois cerca de 80% dos micro e pequenos empresários fazem seus depósitos bancários depois das 15h. “A importância de uma hora a mais para a economia de Pelotas é fundamental”, complementou Renzo Antoniolli.

REUNIÃO entre vereadores e sindicalistas ocorreu ontem

REUNIÃO entre vereadores e sindicalistas ocorreu ontem

Já o vereador Ivan Duarte disse estar surpreso com os argumentos dos lojistas. “Levei três anos para apresentar o projeto. Realizei audiência pública, ouvi o Sindicato dos Bancários, fiz uma pesquisa para conhecer o número de idosos em Pelotas, que supera os 70 mil, sem contar os ligados à Prevpel e ao IPE, tive toda uma preocupação em apresentar um projeto bem embasado”.

Mesmo tendo votado contra a proposta, o vereador Anderson Garcia afirmou que o projeto foi muito bem conduzido pelo vereador Ivan. Mas, sua posição contrária levou em conta o fato de que, ao baixar das 16h para as 15h, a lei “tira uma hora do fluxo de caixa do comércio e 20% da receita da cidade”.

O PRESIDENTE do Sindicato dos Bancários, Luis Diogo, disse que a entidade realizou pesquisa entre a categoria. “Foram ouvidos 650 bancários e 85% foram favoráveis, além de usuários dos bancos que há muito tempo pediam uma mudança no horário”, afirmou. Além disso, dos 497 municípios gaúchos, somente quatro mantêm o horário de abertura e fechamento das 11h às 16h: Pelotas, Santa Maria, Caxias e Canoas. Os demais, abrem e fecham entre as 10h e as 15h. “Para os bancários, não vai alterar em nada, vamos continuar trabalhando em nosso horário normal. Estamos defendendo o atendimento para a população”, disse Luis Diogo.

Os demais vereadores presentes à reunião consideraram importante uma nova avaliação da proposta, levando em conta tanto os benefícios à população quanto ao comércio em geral.

Comentários ()

Seções