Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

Sirley Amaro conversa sobre Ação Griô

31 julho
15:18 2014
Sirley foi reconhecida pelo Ministério da Cultura em 2007 Foto: Andressa Machado

Sirley foi reconhecida pelo Ministério da Cultura em 2007
Foto: Andressa Machado

A mestra Sirley Amaro foi a convidada desta quarta-feira (30/07/14) das Conversas do Dia do Patrimônio. Ao lado do palestrante Felipe Martins, Sirley falou sobre a Ação Griô. A mestra desenvolve oficinas de contação de histórias na cidade e região, repassando por meio da oralidade sua vivência, suas histórias de vida e fundamento.

O termo Griô tem origem na áfrica, diz Martins. “Se aproximar o termo para a realidade do Brasil seria um ancião (ã) do quilombo. É um contador de histórias da tradição, que passa através da oralidade os seus saberes para  a comunidade.”

O projeto Ação Griô surgiu em 2006 e a mestra foi reconhecida pelo Ministério da Cultura a partir de 2007. Em 2013, Sirley foi a ganhadora do Prêmio Culturas Populares Edição 100 anos de Mazzaropi. O projeto nasceu em Lençóis (BA), no Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, que existe desde 1993.

As Conversas do Dia do Patrimônio são realizadas pela Secretaria de Cultura (Secult) e acontecem nas quartas-feiras, às 17h, no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Felipe Martins é graduando de Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atua, desde 2011, junto ao Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) da Faculdade de Educação (FaE), da UFPel, na área de artes, com ênfase em música e performance, com trabalhos na linha de pesquisa de Narrativas Populares.

Comentários ()

Seções