Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Situação dos hospitais é discutida com ministra da Saúde

Situação dos hospitais é discutida com ministra da Saúde
14 novembro
19:06 2023

Prefeita integrou comitiva da Zona Sul que esteve no Ministério da Saúde nesta terça-feira (14)

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta terça-feira (14), em Brasília, de reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. O encontro, que contou com a presença de deputados da região e gestores dos hospitais filantrópicos de Pelotas, serviu para debates sobre a crise financeira das instituições e o impacto no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de um possível fechamento de leitos. Como resposta imediata para a questão, o Ministério deve apresentar propostas para tentar solucionar o problema dentro de 20 dias,

“Foi uma reunião muito produtiva. Nós tivemos a oportunidade de apresentar a situação crítica que atravessa os hospitais filantrópicos do nosso município e ouvir as possibilidades e alternativas que o Ministério da Saúde vem construindo para médio e longo prazos. No entanto, também precisamos de ações emergenciais, pois os hospitais precisam de uma sobrevida nesse momento crítico. A ministra e a sua equipe compreenderam a situação e nos deram o prazo de 20 dias, dentro do qual o Ministério vai nos procurar para oferecer alternativa para este momento até o final do ano”, destacou a prefeita Paula.

Diante da crise dos hospitais, o Município vem fazendo aportes com incentivos, além do que já é contratualizado, mas os recursos não têm sido suficientes para amenizar os efeitos da crise. A Prefeitura aguarda, agora, o contato do Ministério, dentro do prazo estipulado pela pasta, para atuar de forma integrada com os hospitais e assegurar o não fechamento dos leitos que hoje atendem Pelotas e região.

Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), além do secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e da secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini.

Na foto, Daniel Trzeciak, Paula Mascarenhas, Nísia Lima e Alexandre Lindenmeyer (Walterson Rosa/Ministério da Saúde)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções