Diário da Manhã

quarta, 25 de dezembro de 2024

Notícias

Sobe para 27 o número de mortos após temporais no RS

Sobe para 27 o número de mortos após temporais no RS
05 setembro
19:04 2023

Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais

ATUALIZADA ÀS 9:50H DE 06/09/23 – O Rio Grande do Sul já registra 27 óbitos em decorrência dos temporais que atingiram o Estado nos últimos dias.

Mais seis mortes causadas pela chuva no RS foram confirmadas pela Defesa Civil do estado nesta quarta-feira (6). Todas aconteceram em Roca Sales, na Região dos Vales. Com isso, o número total de vítimas fatais da passagem do ciclone pelo estado chega a 27.

A bordo do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, o governador Eduardo Leite sobrevoou na tarde desta terça-feira (5/9) os municípios atingidos no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas.

Os números são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado.

Até as 17h desta terça-feira (5/9), a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. Os dados podem ser conferidos no dashboard alimentado pelo órgão estadual.

À tarde, a aeronave que levava Leite e equipes de resgate pousou em Lajeado, onde o governador conversou com lideranças locais e equipes que trabalham nas ações de salvamento. Em contato com a Brigada Militar, o governador recebeu a notícia de que o número de mortes havia subido.

Leite sobrevoou os municípios atingidos no Vale do Taquari para conferir a situação – Fotos: Maurício Tonetto/Secom

“Infelizmente, temos a confirmação de mais 15 mortes no município de Muçum. Recebemos com muita tristeza essa notícia. Tínhamos a confirmação de seis mortes até aqui, mas 15 corpos foram localizados no município de Muçum, o que eleva o número de mortes para 21. Isso nos causa imensa dor”, disse, consternado, o governador.

Leite falou também sobre o empenho do Estado nas ações de salvamento e resgate. “Quero assegurar à população que estamos trabalhando com toda a dedicação. Centenas de pessoas foram resgatadas. Estamos muito dedicados para poder resgatar as pessoas que ainda estão em localidades afastadas. Agora é hora de cuidar das pessoas”, destacou.

O governador informou que falou com os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. As Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal se somaram ao governo do Estado, disponibilizando aeronaves e embarcações para as operações de resgate.

Até o momento, a Defesa Civil estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Estado. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções