SOFÁ NA RUA: Show com “O Reggae Daluta”
Domingo na programação do 51º Sofá na Rua – rua Conde de Porto Alegre -, com início às 16h, destaque para o espaço ao reggae
Por Carlos Cogoy
Como atrações, o antológico Luis Vagner, “One Blood” e a banda pelotense “O Reggae Daluta”, que está comemorando quinze anos. No evento, também artes cênicas, dança e oficinas.
REGGAE que iniciou no bairro Fragata em 2003. “O Reggae Daluta”, conforme Jairo Netto, vocalista e remanescente da formação original, começará o show a partir das 18h. De acordo com ele, o grupo já realizou 120 apresentações. Além de Pelotas, com shows tanto no Theatro Sete de Abril, quanto em bairros, a banda já tocou em Rio Grande, Barra do Chuí, Quaraí e Porto Alegre. Há doze anos, o grupo integrou o projeto “Arte Daqui 3” da Rádio COM 104.5, que gravou músicos locais. “O Reggae Daluta” participou com a música “Paz, amor e justiça”. Atualmente, a banda integra o projeto “Extremo Sul Hip Hop” – disco em vinil -, e participará com a música “Seguimos dispostos”. Na formação atual: Jajah Netto (voz); Miro Xavier (guitarra, voz); Fábio Anttunes (baixo); Reginaldo (bateria); Zé Maria (teclados); Dudu Sebaje (guitarra). Como projeto, o grupo está pleiteando aprovação de projeto no Programa Municipal de Cultura (PROCULTURA). A ideia é a gravação do disco oficial, bem como a realização de evento para celebrar os quinze anos da banda.
SHOW no Sofá terá 70% de repertório próprio. O restante será com “covers” de grupos de reggae do Brasil. Entre as próprias, diz Jajah, composições como “Seguimos dispostos”, “Não desista da luta”, “Respeito”, “ Grande Motivo”, e as inéditas “Reggae do gueto” e “Firma na fé”. Contatos para shows: 9 9117.6969.
RÁDIO – Nesta quinta das 13h às 14h, Jajah estará apresentando o programa “Ultrapositividades” na Federal FM 107.9. A iniciativa integra o coletivo “Ocupa Federal FM”, e teve início ano passado. Entre os programas realizados, além de música, também debates sobre reggae e consciência negra. Para ouvir online: wp.ufpel.edu.br/federalfm
____________________________________________________
LUIS VAGNER estará no Sofá na Rua. Gaúcho de Bagé, o compositor, intérprete e instrumentista, começou na música através do violão que ganhou do avô. Nos anos sessenta, muda-se para a capital gaúcha. Posteriormente, seguiria para São Paulo. Era a época do conjunto “Os Brasas”. Na sequência, anos setenta, suas músicas foram sendo gravadas por nomes como Simonal, Trio Esperança, Paulo Diniz e Bebeto. Vagner destacou-se no “samba-rock”, e o primeiro disco “Simples” é de 1974. Discografia: Cousas e Lousas (1975); Luis Vagner (1976); Fusão de Raças (1979); Pelo amor do povo (1982); Conscientização (1988); Cilada (1990); Vai dizer que não me viu (1995); Brasil AfroSulRealista (2001); Swingante (2001).