Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Solo Fértil para semear o som da paz

27 março
17:16 2014
Banda abriu shows da Tribo de Jah e prepara primeiro CD

Banda abriu shows da Tribo de Jah e prepara primeiro CD

Tudo tem seu tempo, Livre, O Ser, Semear e Uma nova era, são algumas das músicas que estão disponíveis no Youtube.  As composições são da banda pelotense “Solo Fértil”, que neste mês está completando quatro anos de trajetória. A diversidade sonora da cena local, tem reservado espaço ao reggae. E “Solo Fértil” vem na esteira de bandas como “Arquivo Rasta” e “O Reggae Daluta”. A proposta é o “reggae raiz”, com influências de sonoridades como o rocksteady, Roots Reggae, Dub style, Ska, jazz e blues. Os integrantes acrescentam: “Unimos elementos característicos da música jamaicana dos anos sessenta e setenta. São vocalizações, toque de tambores e instrumentos de sopro. Com isso, Solo Fértil busca transmitir energias positivas em todas as suas canções”. Informações e contatos para shows: (53) 9105.8504; (53) 8422.7188. Na internet: youtube.com/bandasolofertil;  soundcloud.com/solofertil. E-mail: [email protected]

GRUPO surgiu pela amizade dos integrantes, bem como a confluência de ideias e afinidades artísticas. Os músicos mencionam: “Como banda de reggae raiz, nos empenhamos pelo trabalho na criação e composição de músicas próprias. E a ideia é transmitir ensinamentos, costumes e valores fundamentados na humildade, amizade, solidariedade, respeito ao próximo e à natureza”. Na formação: Diogo Garcia (vocal e guitarra); Chico Nunes (vocal e percussão); Geovani Correa (baixo); John Bellomo (bateria e backing vocal); Vinicius Terres (guitarra rítmica); Jean Patrocínio (trombone); Henrique Krause (trompete); Eber Barbosa (teclado).

TRAJETÓRIA – Em 2011 a banda lançou CD ao vivo, compacto e promocional. No disco, a apresentação durante a Calourada da UFPel, que foi realizada na Praça Cel. Pedro Osório. Na trajetória, Solo Fértil apresentou shows no “Quadrado”, projeto “Sofá na Rua” da Casa Fora do Eixo, auditório da UCPel, praia do Cassino e Fenadoce. Em dezembro do ano passado, a banda abriu shows da Tribo de Jah na região. A banda destaca a divulgação em revista de circulação no País: “Nosso trabalho conquistou reconhecimento nacional através da participação na revista/CD ‘Reggae Brasil’. Além da matéria sobre o projeto que desenvolvemos, também participamos com uma faixa no CD coletânea da revista. Representamos a música reggae feita no Estado. Já em abril do ano passado lançamos o audiovisual de divulgação da música ‘Tudo em seu tempo’”. As imagens foram captadas por Felipe Casalinho, e o vídeo contou com Diego Pereira nos teclados e sintetizadores. Os componentes avaliam sobre o compromisso da banda: “Ao longo do tempo o grupo dedica-se ao estudo e pesquisa musical, aliando novas influências e vertentes à criação. E estamos colecionando participações nos principais eventos de reggae da Zona Sul, buscando difundir a mensagem contida nas músicas aos mais diferentes espaços”.

PROJETO – Acerca das perspectivas, a banda divulga: “Atualmente, Solo Fértil dedica-se à fase de pré-produção e gravação do CD oficial. Trata-se de álbum de composições autorais,  executadas e produzidas pela banda. O principal objetivo desse trabalho é representar a região sul do Rio Grande do Sul no cenário nacional do Reggae, levando uma música de cunho social e mensagem positiva para todo País”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções