Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Sonoridade eclética no pátio do Mercado

25 agosto
09:44 2015

Às 18h desta terça no pátio do Mercado Central, Pop, MPB e repertório internacional, com a intérprete Daiene Hepp Alves

Por Carlos Cogoy

Em duas horas, show com repertório abrangendo décadas recentes. Na programação semanal coordenada por Tato Ribeiro (Banca 42) no Mercado Público, a atração será a cantora pelotense Daiene Hepp. “Vou tocar covers mas focando naquilo que rolou de oitenta pra cá. Então, Pop, MPB e internacionais, alguma bem mais antigas. Mas o que me cativa, enquanto intérprete, é atender pedidos. Quero ver a galera cantando comigo. Isso é muito gostoso”, diz ela. Após o show “Daiene Hepp Eclética” desta terça, ela amanhã às 21h estará no Bud Bar – rua Anchieta 3.178. Contatos para shows no Facebook: [email protected]. Ou nos fones: 8126.7910 (Tim); 9137.8980 (Claro); 8401.2713 (Oi).

Cantora Daiene Hepp Alves será a atração

Cantora Daiene Hepp Alves será a atração

PROJETOS – Daiene ministra aulas particulares de violão. Ela conta que o empenho é a dedicação profissional à música. Assim, além de casa noturnas, também realiza apresentações em eventos como festas de casamento, aniversários, formaturas e confraternizações. Outra iniciativa é a disponibilidade para tocar em escolas da rede pública. Trata-se de ação solidária e educativa. Ela explica: “Sempre que posso me coloco à disposição para tocar em escolas. E comecei na creche que acolhe minha filha. A experiência me fez perceber o quanto é importante lembrar que nós, músicos, somos prestadores de serviço, e também temos deveres com a comunidade. Então, podemos transmitir calor humano para aqueles que estão formando a personalidade, fazendo as primeiras escolhas na vida, bem como àqueles que já dispõem de consciência crítica da realidade. Enfim, trocar ideias é uma forma de reciclar as nossas opiniões. Algo muito prazeroso que recomendo”. Diversificando atividades, Daiene acrescenta: “Não chega a ser um projeto, mas me ofereci para tocar em escolas públicas e estaduais. É uma prestação de serviço. Então, por exemplo, poderei participar em eventos e datas comemorativas. E também já fui convidada para tocar em promoções e inaugurações. Além disso, toquei em lançamentos de discos de outros músicos, como o Ronaldo Pedra, um dos grandes talentos da cidade. Minha intenção é prosseguir cantando só, mas de vez em quando é legal fazer parcerias em projetos e bandas”.

HISTÓRIA – O apelo à musicalidade começou em casa. Na infância, Daiene acompanhava o pai que escutava jazz, blues e música erudita. Ela diz que não entendia os ritmos, mas gostava de cantarolar. Aos oito anos, a mãe instruiu acerca dos primeiros acordes no violão. Já os avós incentivaram a menina a cantar no coral da igreja. Na adolescência, fase roqueira. E do heavy metal ela foi migrando para o pop rock brasileiro, passando por baladas, chegando ao reggae e black music. Definindo-se como eclética nas afinidades sonoras, Daiene menciona admiração e influência de artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte, Roupa Nova, Bob Marley, Kid Abelha, Lobão, TNT, Legião Urbana, Marina Lima, Barão Vermelho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Tim Maia. Um irmão, já falecido, tinha habilidade para tocar músicas de João Bosco. Já a irmã mais velha apreciava discos do U2, Led Zeppelin, Extreme, Secos & Molhados, Madonna, Cindy Lauper e B52. Ela e o irmão cantavam juntos músicas do Metallica e Guns N’ Roses. Nos anos noventa, durante as festas, Daiene permanecia atenta às músicas, extensão vocal, harmonia e instrumentos.

SÃO PAULO – Aos vinte anos, com apoio de Toni Konrath, Daiene estreou numa pizzaria. Tímida à época, diz que o episódio foi “desastroso”. Mas era o começo. Posteriormente, acompanhou a irmã e cunhado, que foram residir em Santa Catarina. Em 2000, lembra, num festival com alunos de escolas catarinenses, conquistou o terceiro lugar. Na sequência, a família mudou-se para São Paulo. Por lá, inúmeras atividades profissionais e a parceria com o músico Carlos Seixas. Aulas de violão, novas sonoridades como o forró, maracatu, pagode, sertanejo, baião, música latina e bossa nova. O duo apresentou-se em feiras, rodeios e locais como Campinas.

RETORNO à cidade natal em 2009. Apoio de Toni Konrath em gravações. O músico também indicou Daiene para apresentações no JG, Botequim das Goordas, Observatório, Gaudí. As sábados às 21h, Daiene apresenta-se no “Amarelinho Gourmet” – rua 15 de Novembro 857.

 

Comentários ()

Seções