Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Suspensão de férias e convocação de profissionais na reserva são medidas adotadas para reforçar segurança no RS

Suspensão de férias e convocação de profissionais na reserva são medidas adotadas para reforçar segurança no RS
10 maio
18:25 2024

Policial militar durante patrulhamento em área alagada

Desde o início dos eventos climáticos que afetaram o Rio Grande do Sul no início do mês, o poder público estadual não tem medido esforços para amparar a população gaúcha, em especial, no Vale do Taquari, na Serra Gaúcha, na Região Sul, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Até esta sexta-feira (10/5), foram resgatadas mais de 70 mil pessoas e mais de 10 mil animais.

O Rio Grande do Sul está com todo o contingente possível de servidores da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O efetivo é empregado no salvamento e na localização de vítimas, no fornecimento de alimentos e de água, em evacuações e na garantia da segurança.

O governo estadual está atuando para combater todo tipo de crime, como saques e furtos nas ruas. Nas áreas alagadas, o patrulhamento da BM é feito em botes e barcos. A situação dos abrigos, onde se encontram cerca de 75 mil pessoas, também é monitorada constantemente. Desde 2 de maio, foram realizadas 54 prisões pelas forças de segurança, sendo 41 pela BM e 13 pela PC.

Para reforçar a segurança nesse período, foram adotadas as seguintes medidas: suspensão das férias dos servidores da BM, convocação de profissionais que estavam na reserva e patrulhamento intensivo. As forças de segurança gaúchas também contam com o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal, das três Forças Armadas, de policiais da Força Nacional e de bombeiros militares de todas as 26 unidades federativas. Todo o efetivo está atuando de forma ininterrupta para prevenir e reprimir a ação de criminosos, onde quer que se encontrem.

SOS Enchentes

No site SOS Enchentes, a população pode acessar informações atualizadas em tempo real sobre diversos serviços, como avisos e alertas da Defesa Civil, locais de doação, locais para acolher quem precisa de abrigo, situação do fornecimento de água, energia elétrica e telefonia e informações sobre estradas bloqueadas. No site, também é possível consultar os telefones de emergência da Brigada Militar e dos bombeiros nos municípios atingidos.

Os cidadãos devem recorrer aos números da Brigada Militar (190), do Corpo de Bombeiros Militar (193) e da Defesa Civil estadual (199) em caso de emergência.

 

Foto: Canepelle/Brigada Militar

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções