Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Teatro Escola: Cursos de atuação infantil e juvenil

20 março
17:51 2014

Inscrições abertas para cursos oferecidos pelo Teatro Escola de Pelotas (TEP). As opções são para o público infantil, entre seis e dez anos, e também juvenil com faixa etária entre onze e catorze anos. Os cursos, divididos em módulos, estarão iniciando nos dias 25 e 28 de março. Matrículas efetuadas até esta sexta, darão direito a “presente”. A equipe do TEP acrescenta que, brevemente, serão lançados os cursos para adultos. Como destaque, diferentes modalidades para o aprendizado das artes cênicas. O TEP está viabilizando os cursos em parceria com o espaço “Pless – Studio de Ballet e Movimento” – rua Santa Cruz 2.589. Informações: 3028.0029. Emails: [email protected][email protected]

Peça “Essas Margens” com textos de Guimarães Rosa

Peça “Essas Margens” com textos de Guimarães Rosa

CENTENÁRIO – Em junho o TEP estará completando cem anos. Conforme divulgação, é considerado como o mais antigo grupo teatral em atividade no País. Desde dezembro de 2008, a Prefeitura declarou o Teatro Escola como “Bem Cultural de Natureza Imaterial”. Assim, ao TEP foi concedido o título de “Patrimônio Cultural Pelotense”. Também naquele ano, selecionado no projeto Arte SESC – Cultura por toda a parte, o grupo percorreu o Estado com o espetáculo “Os Saltimbancos da Terra de Agahscar”. Dois anos depois, teatro de rua com a montagem “Histórias de Lavadeira”, destinada ao público infantil. O espetáculo, que também integrou programação do SESC, foi exibido até 2011. Neste ano, estendendo-se até 2012, em co-produção com o grupo Entremez, montagem “Entremez da Rainha Dona Maria I, a Louca, e Seu Fiel Criado Belisário”. A peça homenageou os cinquenta anos de teatro de Valter Sobreiro Jr, autor e diretor do espetáculo. Desde o ano passado, organização do centenário. Assim, neste ano serão oferecidos curso e oficinas. Também montagens adulta e infantil, com elencos profissional e amador. O TEP informa que será lançado o projeto “MiniTeatro”. O objetivo é atender crianças até dez anos, apresentando peças de curta duração. No projeto, atividades didático-pedagógicas e recreação com as crianças após a peça. “Passaram-se cem anos desde a estréia de ‘Por um Triz’. O sonho de Antônio Alves dos Reis e seus seguidores ainda não acabou. O Teatro Escola de Pelotas espera, com o estímulo da comunidade, continuar seu trabalho como o mais antigo grupo teatral brasileiro em atividade. É, certamente, um dos bens culturais de natureza imaterial, mais valiosos do patrimônio cultural do Estado e País”, diz a diretora Barthira Franco, que está à frente do TEP.

Inscrições podem ser feitas nos dias 25 e 28 de março

Inscrições podem ser feitas nos dias 25 e 28 de março

HISTÓRIA – “Por um triz” foi a primeira produção artística do TEP em 20 de junho de 2014. À época designado Corpo Cênico da União Pelotense, o grupo tinha como diretor o ator português Antônio Alves dos Reis. Em 1930, denominação muda para Corpo Cênico do Apostolado dos Homens da Catedral. Em 1946, torna-se Teatro Escola de Pelotas, com direção de David José Zanotta. Anos sessenta, destaque para o professor e ator Luis Carlos Corrêa da Silva, e montagens de Tchekov, Steinbeck, Pirandello, Eugene O’Neill, Ibsen e Ionesco. Anos setenta, direção de Valter Sobreiro Jr. Nos anos oitenta, sucesso com “Maragato”, que percorreu o País e esteve no Uruguai. Anos noventa e montagens: “O Circo de Bonecos”; “Casinha de Chocolate”; “A bruxinha que era boa”; “O castelo das 7 torres”; “Diálogos das Carmelitas”; As Três Irmãs”; “Don Leandro ou os Sendeiros de Sangue”; “Teias de Amor e Morte”. No período, criação da Oficina Permanente de Técnicas Circenses que originou o atual Tholl.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções