Diário da Manhã

terça, 24 de dezembro de 2024

Notícias

TEMPESTADES E CHUVA VOLUMOSA NA METADE SUL NA SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

TEMPESTADES E CHUVA VOLUMOSA NA METADE SUL NA SEGUNDA, TERÇA E QUARTA
10 setembro
19:27 2023

Em boletim distribuído à imprensa pela Defesa Civil do RS, a SEMA-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) faz alerta para volumes de chuva de mais de 100mm novamente

Na segunda-feira (11), com o avanço de uma frente fria pelo oceano, as instabilidades ganham força na metade Sul e há risco de transtornos associados às tempestades (granizo e vento forte) e volumes expressivos que variam entre 40 e 80 mm/dia, chegando pontualmente aos 100 mm/dia no Sul gaúcho. Na terça-feira (12), as instabilidades continuam intensas na metade Sul, mantendo o risco de temporais isolados, chuvas persistentes e com acumulados em torno dos 50 aos 80 mm/dia e isoladamente, aos 120 mm/dia na Campanha e Sul. A tendência é chuvas volumosas sigam na metade Sul na quarta-feira (13) e ao longo do dia as instabilidades se espalhem para as demais regiões gaúchas, ainda com chance de transtornos.

Entre a segunda e sexta-feira (11 e 15/09), as instabilidades atuam sobre o Rio Grande do Sul com risco de tempo severo na maioria das regiões gaúchas, e chuvas volumosas e intensas até o final do evento na metade Sul, Centro, Leste e Nordeste gaúcho, trazendo transtornos por conta dos acumulados elevados.

Ao longo da segunda-feira (11) uma região de baixa pressão, intensificação do fluxo de umidade da Amazônia e aproximação de uma frente fria, favorece as chuvas moderadas a fortes associadas a descargas elétricas sobre a Campanha e Sul gaúcho. Além disso, não se descarta temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h com o avanço das instabilidades. Em áreas da metade Deste, os ventos sopram de norte trazendo ar quente e úmido com velocidade entre 50 e 70 km/h.

Na terça-feira (12), com a persistência da região de baixa pressão e lento avanço da frente fria pelo oceano, as instabilidades persistem ao longo do dia na metade Sul, com risco de tempo severo com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas da Campanha, Missões, Sul e Sudeste. As chuvas serão intensas e os volumes ficam em torno dos 40 e 80 mm/dia, chegando aos 100 mm/dia em parte da Campanha e Sul do Estado

Na quarta-feira (13), a atuação de uma baixa pressão aliada ao fluxo de umidade reforça as instabilidades na maioria das regiões gaúchas e há risco de temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de evento de até 80 km/h. As chuvas volumosas persistem na metade Sul e se espalham também para a região dos Vales e Leste gaúchos. Na metade Sul e Centro, os acumulados variam entre 50 e 80 mm/dia, chegando pontualmente aos 150 mm/dia na Campanha e Sul gaúcho. Enquanto na metade Norte, entre 20 e 30 mm/dia e pontualmente aos 50 mm/dia nos Vales e Leste

Na quinta-feira (14), o lento avanço da frente fria e o fluxo de umidade do oceano em direção à costa, favorecem as chuvas moderadas a fortes com rajadas de vento atuando sobre a metade Sul, Vales, Noroeste, Norte, Leste e Nordeste. Ao longo do dia, os volumes acumulados devem ficar entre 20 e 50 mm/dia na região dos Vales, Leste e Nordeste gaúcho, chegando aos 90 mm/dia no extremo Nordeste, nos Campos de Cima da Serra, e Litoral Norte. Para o restante do Estado, espera-se acumulados mais baixes, na faixa de 5 a 15 mm/dia. Além disso, não são descartados transtornos associados aos temporais isolados e aos elevados acumulados

Na sexta-feira (15), o fluxo de umidade do oceano mantém as chuvas persistentes nas regiões Leste e Nordeste entre a madrugada e manhã, mas gradualmente o tempo volta a ficar sobre o Rio Grande do Sul, por conta do avanço de um sistema de alta pressão.

* No momento, a condição é de alerta para o Estado. Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 100 e 200 mm na metade Sul, Centro, Sudeste, Leste e Nordeste gaúcho, devendo ultrapassar pontualmente os 250 mm na Campanha, Missões, Sul, Centro e Nordeste. Além disso, o risco é alto para tempestades com queda de granito e rajadas fortes de vento, ou seja, condições para tempo severo em boa parte do território gaúcho.

RIOS DEVEM TRANSBORDAR

Em virtude da previsão de precipitações volumosas, inicialmente, para a região das Missões e metade Sul do estado, está prevista elevada resposta hidrológica nos rios dessa região, com a ocorrência de inundações gradativas, enxurradas e alagamentos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo). Sendo assim, é indicada a condição de ALERTA para as bacias Mirim-São Gonçalo, Piratinim, Butul-camaqui, Ibicu, Quaral Santa Maria, Negro, Vacacal-Vacacali Mirim, Baixo lacui, Camaquã.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções