Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Tenente Bruno realiza audiência para debater sobre a Defesa Civil

Tenente Bruno realiza audiência para debater sobre a Defesa Civil
26 dezembro
17:45 2013

Tomara que em 2014 Pelotas não enfrente grandes problemas, nem de ordem natural nem provocados. Mas, se ocorrerem, a Defesa Civil do município estará melhor articulada do que neste último ano para atender a população. Esta é a conclusão da audiência pública realizada pelo Tenente Bruno (PT), para debater a situação da Defesa Civil municipal e da necessidade de que os diversos órgãos que a integram estejam realmente mobilizados para enfrentar situações de emergência.

Ao avaliar a audiência, o parlamentar concluiu que o resultado foi positivo: “tivemos a presença de quase todas as secretarias de governo, de voluntários, das corporações, da Defesa Civil do Estado, do Sanep, enfim, todos saíram conscientes de seu papel e da necessidade de um plano de contingência a ser feito a várias mãos no caso de um desastre”.

Em sua fala inicial, o Tenente Bruno questionou a articulação da Defesa Civil, que hoje é, na verdade, representada somente pelo tenente Paulo Santos. “Onde estão os demais órgãos? Os secretários municipais já sentaram para conversar com o tenente Santos? O Sanep está preparado para desobstruir esgotos na hora de uma enchente? E o Instituto Geral de Perícias tem condições de identificar rapidamente os mortos, para evitar o sofrimento das famílias?”

Reuniões  – O tenente Paulo Santos está concluindo um plano de contingência para Pelotas que será encaminhado à Defesa Civil do Estado. Também ficou definido que, anualmente, serão realizados encontros entre todos os setores para definir ações.

O curso de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas informou que está instalando novas tecnologias para monitorar a previsão do tempo 24 horas por dia. O presidente do Sanep, Jacques Reydams,  disse que apresentará um projeto de drenagem para a cidade.

A própria Defesa Civil vai instalar, em breve, pluviômetros eletrônicos para controlar a quantidade de chuva e lançar alertas.
”Com planejamento e o envolvimento das comunidades urbana e rural, é possível evitarmos desastres”, afirma o Tenente Bruno.

Comentários ()

Seções