TERCEIRONA: Mantido limite de idade
Dupla Gre-Nal vai disputar esse campeonato, que começa em abril
O Farroupilha tinha a intenção de acabar com o limite de idade na Terceirona ou pelo menos ampliar para oito ou cinco jogadores com mais de 23 anos por jogo (incluindo também nessa regra aqueles atletas que tenham disputado divisão superior na mesma temporada). Mas não teve sucesso no congresso técnico da competição, que foi realizado nesta segunda-feira na sede da Federação Gaúcha de Futebol em Porto Alegre. Só foi aprovado o aumento de três para quatro jogadores com idade superior aos 23 anos.
A competição de 2017 terá a participação de 18 equipes, os quais estão divididos em três chaves de seis. A novidade é a presença Grêmio e Internacional, que irão disputar a competição com o time da categoria sub-20. A tabela de jogos será divulgada nesta quarta-feira e a competição começa no dia 2 de abril.
A primeira fase será disputada em turno e returno. Os quatro primeiros colocados passam para a segunda fase, que será novamente regionalizada, com a formação de três chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para a terceira etapa que será disputada no sistema mata-mata. E assim, com cruzamentos eliminatórios, irá a Terceirona até apontar o campeão.
Neste ano, os dois primeiros colocados vão subir para a Divisão de Acesso de 2018.
Composição das chaves
Chave 1 – Riograndense (Santa Maria), Grêmio Bagé, Farroupilha, Rio Grande, Inter B e Guarany de Camaquã
Chave 2 – Igrejinha, Sapucaiense, Novo Horizonte (Esteio), Nova Prata, PRS (Garibaldi), Riopardense e Grêmio B
Chave 3 – Atlético de Carazinho, São Borja, Gaúcho, Elite, Três Passos e Palmeirense
– Na primeira fase, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda etapa da competição. A composição das chaves será mantida para a segunda fase em função do critério da regionalização.
– Na segunda fase, os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados passam para as quartas de final