Diário da Manhã

domingo, 30 de junho de 2024

Notícias

Terremoto causou estrondo ouvido em Pelotas nesta quinta (27)

Terremoto causou estrondo ouvido em Pelotas nesta quinta (27)
28 junho
14:03 2024

Tremor atingiu 2.5 graus na Escala Richter

Tremores foram sentidos em Pelotas por volta das 17h30 desta quinta-feira (27). Moradores de diversos bairros relataram um estrondo semelhante a um trovão, seguido de vibrações.

A reportagem do Diário da Manhã questionou as autoridades. Em nota, a Defesa Civil informou que “em razão de levantamentos que esta Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil vem realizando desde ontem, face inúmeras informações de estrondo percebido por residentes no município de Pelotas, na tarde de hoje chegamos a principal hipótese para o caso, onde fomos informados pela professora Tamara Beskow, a qual faz parte do Corpo Cientifico da UFPel, segmento que vem apoiando a Defesa Civil do RS, de que as 20:40 UTC, horário que corresponde as 17h40min em Pelotas, foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo – USP um terremoto de 2.5 na Escala Richter no município de Pelotas.

A informação, referente ao terremoto, encontra-se publicizada no site https://moho.iag.usp.br/eq/latest.

Os dados indicam que o abalo foi “superficial”, ou seja, em profundidade de 0 à 10km, com magnitude local.

A nota da Defesa Civil segue: “diante da circunstância, a Defesa Civil do Estado continuará trabalhando em conjunto com a UFPel no intuito de esclarecer os fatos, onde informar-se-á maiores detalhes oportunamente”.

SOBRE A ESCALA RICHTER

A Escala Richter é uma ferramenta matemática que mede a magnitude dos terremotos. Foi desenvolvida por Charles Richter e Beno Gutenberg em 1935. Trata-se de uma escala logarítmica que não possui unidade de grandeza expressa. Seu cálculo é feito com base nas ondas sísmicas registradas pelos sismógrafos. Sua gradação foi convencionada de < 1 a 10, mas não existe limite mínimo ou máximo. Entretanto, nunca foi registrado um sismo de magnitude 10. O sismo de maior magnitude já registrado pela escala Richter foi de 9.5, e aconteceu no Chile em 1960.

 

Fotos: Rafa Marin

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções