Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

TRADICIONALISMO: Arte para enaltecer e reconhecer

03 outubro
17:00 2014
Monumento

A obra em processo

O Patrão de Honra do CTG Sinuelo, de Canguçu, Armando Peres, que também é do Conselho Vaqueano do Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG), está pronto para se tornar “figura” de admiração pública constante. Nos próximos dias, a entidade tradicionalista estará inaugurando em suas dependências monumento em sua homenagem. Seu Armando é fundador do CTG e esta semana completou 97 anos, dos quais mais da metade nas lides tradicionalistas.

“É uma pessoa  que é a própria história da nossa entidade e isso muito nos orgulha”, resume Rosane Zanetti, patrão do Sinuelo, que no dia 20 de setembro deste ano completou 50 anos de atividades, com muitas homenagens aos seus integrantes e ao seu Armando. A inauguração do monumento ainda não tem data, mas será nos próximos dias, em momento solene com a presença do homenageado, familiares e amigos.

O monumento ao Patrono do CTG canguçuense foi construído pelo fundidor Máximo Peres, pelotense que residente há dez anos em Capão do Leão. A obra, em alumínio fundido, tem 1,92m de altura, pesa 300 quilos, em cor bronze envelhecido. Comparado a uma foto, é o próprio seu Armando. Máximo, que conta com o apoio dos amigos da Soldas Caminha, é também criador de monumentos como chafariz da Universidade Católica de Pelotas(UCPel) e em breve deverá criar um leão para o pórtico de entrada da sede de Capão do Leão.

CRIADOR, Máximo Peres, observa sua obra recém acabada

CRIADOR, Máximo Peres, observa sua obra recém acabada

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções