Transporte coletivo paralisa na terça
Trabalhadores urbanos farão protesto dia 16 contra a violência nos ônibus que assusta trabalhadores e usuários
Assaltos a qualquer hora, de qualquer dia. Em 2017 foram cerca de 170, registrados, que deixaram marcas nos trabalhadores – motoristas e cobradores – e usuários. O ano 2018 recém iniciou e o medo e violência voltaram a ser passageiros do transporte coletivo urbano de Pelotas, de maneira assustadora. Na quarta-feira, por exemplo, dois veículos foram assaltados, com requintes de violência contra os trabalhadores.
“Nós não vamos esperar que os trabalhadores rodoviários engrossem essa estatística violenta que assusta a população”, diz José Inácio de Jesus (Zequinha), presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas(STTRP), ao mesmo tempo em que confirma um protesto para, além de chamar a atenção das autoridades, sensibilizar os gestores da segurança pública no sentido de executar alguma ação que iniba a bandidagem que age impunemente.
PARALISAÇÃO – O STTRP já começou a agilizar um protesto para a próxima terça-feira (16), das 8h30min às 11h, no Terminal Urbano em frente ao Supermercado Guanabara. Em principio, nesse período não haverá circulação de ônibus de nenhuma linha, urbana e rural.
“O Sindicato tem participado de frequentes reuniões com a Brigada Militar a respeito desse problema, que se repete há anos, porém, não vimos um resultado que pelo menos crie uma sensação de segurança aos trabalhadores e usuários do sistema”, garante Zequinha.