Transporte de apoio levará estudantes a locais de prova do Enade no Capão do Leão
A Universidade Federal de Pelotas proporcionará viagens especiais do transporte circular de apoio para discentes que realizarão as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes no domingo (24)
Haverá dois horários de saída para o percurso de ida e outros dois para o retorno. O trajeto iniciará no Campus 2 da UFPel (rua Almirante Barroso, 1212), com parada para embarque no Campus Saúde (avenida Duque de Caxias, 250) e chegada na Escola Pref. Elberto Madruga, no bairro Jardim América, onde serão aplicadas as provas. A volta terá as mesmas paradas.
Os horários serão os seguintes:
– primeira viagem de ida: 10h30min
– segunda viagem de ida: 11h30min
– primeira viagem de volta: 17h
– segunda viagem de volta: 18h30min
Será solicitada a identificação dos alunos para embarque nos ônibus, podendo ser apresentados a carteira da UFPel, digital ou impressa, ou atestado de matrícula e RG.
Exame de desempenho
A UFPel participará desta edição do Enade com 1.651 estudantes vindos de 20 cursos de licenciatura, sendo destes 610 concluintes. Os cursos a serem avaliados são:
a) Artes Visuais;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Educação Física;
e) Filosofia (Presencial);
f) Filosofia (EaD);
g) Física;
h) Geografia;
i) História (Presencial);
j) História (EaD);
k) Letras – Português;
l) Letras – Português e Espanhol;
m) Letras – Português e Inglês;
n) Matemática (Capão do Leão);
o) Matemática (Pelotas);
p) Matemática (EaD);
q) Música;
r) Pedagogia (vespertino);
s) Pedagogia (noturno);
t) Química.
Foram inscritos na avaliação teórica todos os alunos com previsão de integralização de 100% do curso até julho de 2025, além daqueles alunos que possuíam pelo menos 80% da carga horária mínima do curso até 31 de agosto deste ano e não colaram grau até 31 de outubro; também estão inscritos os ingressantes 2024/1 e 2024/2 desses cursos. Atualmente, somente os alunos concluintes realizam a prova e respondem o cadastro e o questionário do estudante.
As provas ocorrerão no dia 24 de novembro, às 13h30min; os locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Participantes terão 4h30min para realizar o teste. Os locais de prova são distribuídos conforme a cidade sede dos cursos, logo os alunos da Universidade realizarão provas em diversos prédios nas cidades de Pelotas e de Capão do Leão. No caso dos cursos sediados no município leonense, estas ocorrerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pref. Elberto Madruga, localizada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, no bairro Jardim América.
Mais informações
Antes de ter acesso ao local de provas, através deste link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index, o aluno concluinte inscrito deverá preencher o cadastro de informações pessoais e responder ao questionário do estudante até o dia 23 de novembro. Todas essas ações são efetuadas diretamente no sistema Enade.
Os locais de prova do Enade 2024 já estão disponíveis no sistema Enade, e é responsabilidade do estudante a sua verificação. O cartão de confirmação de inscrição também está disponível no sistema Enade e deve ser impresso pelo aluno concluinte.
O não preenchimento do questionário ou o não comparecimento à prova caracterizam irregularidade do aluno junto ao Enade, e o estudante NÃO PODERÁ COLAR GRAU.
Nessa edição, o aluno concluinte poderá sair da avaliação apenas com o rascunho do cartão-resposta, caso permaneça, pelo menos, quatro horas na prova. O estudante poderá entregar esse rascunho ao coordenador de seu curso para que este faça o registro da participação do aluno na prova diretamente no sistema.
Dessa forma, caso o aluno tenha também preenchido cadastro e questionário do estudante (e Questionário da AP pelo estudante, caso habilitado também à AP) e tenha participado efetivamente da prova (assinando a lista de presença e não tendo sido eliminado do exame), estará em situação regular, podendo colar grau antes da liberação dos relatórios de regularidade pelo INEP, prevista para ocorrer a partir de 7 de janeiro.
Para realizar o ateste de regularidade do estudante concluinte, a coordenação do curso deverá verificar no sistema se o aluno participante preencheu o cadastro e o questionário do estudante concluinte e se o estudante não foi eliminado do Exame. Lembrando que o preenchimento do cadastro e do questionário do estudante são de caráter obrigatório, assim como a participação na prova do estudante concluinte habilitado e inscrito, devendo ser verificados e confirmados para o ateste de regularidade.
O local de prova deve ser conferido no sistema Enade, assim como deve ser impresso o cartão com as informações de ensalamento.
Os estudantes que desejam saber se foram inscritos devem consultar o colegiado do seu curso.