UBS atendidas pela UCPel têm horários de atendimento modificados
Com as enchentes afetando algumas áreas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sob responsabilidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), houve uma modificação nos serviços para atender às necessidades emergenciais
A UBS Fátima foi fechada por estar em área de risco de alagamento, mas segundo a supervisora geral da unidade, Eduarda Morrudo, os atendimentos seguem de maneira remota, e os pacientes podem realizar consultas via teleatendimento, WhatsApp e por e-mail.
Eduarda ainda destaca que há mudança nas UBSs que ainda estão abertas à população, especialmente no acolhimento dos turnos. “Geralmente os atendimentos são pela manhã e as ações à tarde. Agora estamos sem as ações programáticas, atendendo os agendamentos e também com o acolhimento o dia todo”, pontua.
A alteração também se dá na mudança de território, em que o paciente não precisa estar vinculado com a equipe para consultar, podendo ser atendido independente do seu endereço.
Unidades como a UBS Areal I estão lidando com um aumento na demanda devido ao fechamento da unidade Fátima. Segundo a supervisora, Luciana Cevenini, os atendimentos foram modificados. “Seguimos com as consultas agendadas, que não foram desmarcadas, mas também atendemos à demanda espontânea no período da tarde”, relata.
A supervisora da UBS Py Crespo, Carolina Pereira Ferreira, informou que os atendimentos na unidade permanecem normais, mas que no momento têm recebido pacientes afetados pela enchente. “Tem vindo gente do Laranjal, do Recanto de Portugal. Hoje, atendemos inclusive uma gestante que veio de Eldorado para se instalar na casa de familiares, e aí realizamos a consulta de pré-natal dela”, destaca.
As UBS Sanga Funda, Caic Pestano, União de Bairros, Areal I e Py Crespo estão funcionando no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.