Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UCPel agenda pacientes para ações do Dezembro Laranja

UCPel agenda pacientes para ações do Dezembro Laranja
27 novembro
15:37 2023

O agendamento das ações acontecem nas UBS vinculadas à UCPel para pacientes com suspeita de Câncer de Pele

Pacientes pré-agendados nas Unidades de Saúde vinculadas à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) poderão participar da campanha Dezembro Laranja. A ação do dia 2 de dezembro visa atender lesões suspeitas de câncer de pele de 60 pacientes com encaminhamento médico e agendamento prévio.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo e é causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. O Dezembro Laranja é o mês dedicado ao combate da doença. A campanha, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa a conscientização da população para a busca de tratamento.

O câncer de pele é um tumor com dois tipos de variação: melanoma e não melanoma. O primeiro, pode aparecer em qualquer parte do corpo em forma de manchas, pintas ou sinais e tem alta possibilidade de provocar metástase. O segundo, se caracteriza por feridas ou nódulos, denominados carcinoma basocelular, com evolução lenta. Feridas sobre cicatrizes também são características do segundo tipo e recebem nome de carcinoma epidermóide.

A participação da campanha do Dezembro Laranja da UCPel é mediante agendamento prévio. O paciente com suspeita de câncer de pele deverá levar o encaminhamento ativo feito nos sistemas de referência e contrarreferência da universidade até o Campus da Saúde UCPel para realizar o agendamento. São reservadas 60 fichas que, no dia, serão atendidas em ordem de chegada.

No dia da ação, os atendimentos às queixas dermatológicas serão realizados. Lesões com suspeitas de câncer serão avaliadas com orientações, encaminhados ao ambulatório ou tratado no dia com crioterapia (tratamento com nitrogênio líquido). Caso haja necessidade de intervenção cirúrgica, a equipe da Liga de Cirurgia atenderá na sala de procedimentos. Os pacientes amparados serão orientados sobre como prevenir exames necessários a serem feitos.

O Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas está localizado na Avenida Fernando Osório, 1586, no bairro Três Vendas em Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções