Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

UCPel: Aula Inaugural terá presença de um dos principais nomes do Direito Processual Penal brasileiro

25 fevereiro
17:54 2014

O advogado criminalista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Aury Celso Lima Lopes Júnior, será o palestrante da Aula Inaugural do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento ocorrerá no dia 13 de março, às 19h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Aury Celso Lima Lopes Júnior é advogado criminalista e professor da PUC-RS

Aury Celso Lima Lopes Júnior é advogado criminalista e professor da PUC-RS

Segundo a coordenadora do curso de Direito, professora Ana Claudia Vinholes Lucas, o nome do professor foi pensado devido ao início das inscrições discentes para a primeira liga acadêmica do curso de Direito – chamada Liga Acadêmica de Ciências Criminais. “Os alunos da direção da Liga sugeriram o seu nome devido toda a sua importância no ensino e na pesquisa dos temas relacionados às ciências criminais”, disse.

Além disso, o palestrante é um dos principais nomes do Direito Processual Penal brasileiro, tendo destacada atuação tanto como advogado processualista penal quanto como professor e conferencista, explica Ana Cláudia. Lopes Júnior também é e autor de importantes obras de Direito Processual Penal e conferencista com mais de 300 palestras ministradas no Brasil e no exterior.

A aula inaugural terá como tema Estudar Direito (Processual Penal) no Século XXI, e o convidado dará destaque à importância de balizar esse ensino sem perder de vista as garantias constitucionais. “Todos os alunos estão convidados a participar da atividade, não só porque ela marca o início do ano acadêmico, mas, principalmente, pelas reflexões que trará o professor Aury acerca dos desafios de ensinar/aprender direito no século XXI”, finalizou.

Mais sobre o palestrante – Lopes Júnior é doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid, é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), relator julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), professor de diversos programas de pós-graduação do país e pesquisador do CNPq, além de co-autor de diversos livros jurídicos e autor de diversos artigos publicados em revistas jurídicas do país e exterior.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções