Diário da Manhã

quinta, 16 de maio de 2024

Notícias

UCPel e Governo do Estado lançam Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação

18 junho
17:33 2014

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lançou, às 10h, na terça-feira (17) o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI). O Núcleo busca atender aproximadamente 150 indústrias da região do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Sul e Campanha.

O NEPI é destinado a indústrias e agroindústrias de pequeno e médio portes, participantes de Arranjos Produtivos Locais (APL’s), atuantes nos setores estratégicos da Política Industrial do Estado ou em setores econômicos priorizados pelas comunidades regionais e pelos planos dos Coredes. O programa é bancado pelo Governo do Estado e o único requisito para as empresas é o comprometimento com o projeto.

O objetivo do projeto é o aumento da eficiência e competitividade das empresas com incremento da produção do emprego e da renda Foto: Wilson Lima

O objetivo do projeto é o aumento da eficiência e competitividade das empresas com incremento da produção do emprego e da renda
Foto: Wilson Lima

O assessoramento tem duração de aproximadamente um ano e nesse período as indústrias passarão pelas seguintes etapas: diagnóstico básico, plano de ação, produção mais limpa e produtividade e inovação. As ações são realizadas por intermédio de assessoria, consultoria e capacitação para inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas. Além disso, o projeto ajuda a desenvolver uma cultura de acesso a serviços de planejamento, tecnologia, inovação e financiamentos.

De acordo com o coordenador do NEPI, Cristian Kuster, esse atendimento busca qualificar as indústrias na produção e também incentivar sua produção criativa. “Ou seja, desenvolver novos equipamentos e novos setores de linha de produção”, exemplificou.

Na cerimônia de lançamento, realizada no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel, o diretor da AGDI, Natanael Mücke apresentou o projeto.

O consultor Sênior da Falconi, Alessandro Albiero, que possui 14 anos de experiência em gestão empresarial, também esteve presente e ministrou uma palestra para expor o assunto Produtividade e Competitividade. Segundo ele, o empresariado brasileiro, através de métodos gerenciais, consegue se tornar gradativamente mais competitivo no mundo que é cada vez mais globalizado. O foco principal está em produtividade e competitividade, utilizando métodos avançados de gestão empresarial, explica o consultor. “Trouxe exemplos de algumas análises que desenvolvemos em empresas como forma de aumentar a produtividade e a competitividade através do aumento de receita, diminuição de custos e despesas e da revisão de processos”, conta Albiero.

O evento contou com cerca de 60 pessoas, entre elas o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, representantes dos poderes Municipais, Associações Comerciais, Instituições de Ensino e representantes do Governo do Estado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções