Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

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UCPel inclui empreendedorismo como componente curricular

27 outubro
14:40 2014

Ações empreendedoras começam a ganhar mais espaço na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Devido à aprovação de projeto contemplado por edital nacional lançado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Educação (MEC), novas formas de trabalhar a temática empreendedora nos mais variados âmbitos da Universidade já estão começando a sair do papel.

 De acordo com a professora Letícia de Menezes, responsável pela elaboração do projeto, a proposta da UCPel ganhou destaque por sua transversalidade, pensada para atingir todos os cursos ofertados pela Instituição. “O Sebrae parabenizou a proposta da Católica justamente por ter sido umas das poucas a integrar o tema em todos os âmbitos da Instituição”, justifica.

 Como primeira atividade do projeto, coordenadores de cursos e alguns professores visitaram a Feira do Empreendedor, realizada em Porto Alegre entre os dias 11 e 14 de setembro. O convite partiu do Sebrae e um dos objetivos da atividade foi sensibilizar para a temática e  mostrar as mais diversas formas de empreender.

 A UCPel aderiu ao edital para fortalecer o conteúdo empreendedor que já vinha sendo trabalhado e inseri-lo de forma transversal no currículo. “Queremos formar profissionais com atitude de fazer e de colocar em prática ações que transformem a sociedade”, explica. Para isso, capacitações para professores ministrarem conteúdos do tema, encontros com alunos para ensinar como empreender e disseminação de informações junto à comunidade já estão programados para ocorrer. O Projeto Educação Empreendedora teve início em 2014 e terá término em 2016.

 REE Brasil 2014

A professora Letícia esteve presente na quinta edição da Rodada de Educação Empreendedora (REE), que ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro em Angra dos Reis – Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo promover o contato e a troca de melhores práticas entre os agentes de ensino de empreendedorismo. “O encontro propiciou amplo debate sobre dificuldades, facilidades e, principalmente, possibilidades da implantação da educação empreendedora” complementou.

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