Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

UCPel: Inscrições para Pós em Auditoria em Saúde vão até dia 15

13 agosto
14:33 2014

Auxiliar as organizações no processo de gestão, buscando soluções de controle e acompanhamento dos processos internos das instituições de saúde são alguns dos objetivos principais da Pós-Graduação Lato Sensu de Auditoria em Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A especialização, cujas inscrições encerram na próxima sexta-feira (15), tem carga horária de 360 horas.

Com foco na atualização e na formação continuada dos profissionais atuantes no mercado de trabalho, o curso se destaca por seu domínio multidisciplinar. Estão aptos a cursar a especialização profissionais que ocupam posições-chave em sistemas de saúde, sejam prestadores de serviços públicos e privados ou financiadores da assistência, que estejam preocupados com a velocidade das mudanças e dispostos a prepararem as respostas adequadas às novas exigências de qualidade e resolubilidade nos sistemas de saúde. Nesse contexto, encaixam-se desde médicos, dentistas e enfermeiros, até contadores, advogados, administradores e outros afins, com formação de nível superior.

De acordo com o diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Machado Júnior, a prestação de serviço de saúde envolve uma prática de alto custo e um processo complexo de relação comercial. Segundo o gestor, as instituições enfrentam o desafio de assegurar o cumprimento da relação contratual com as operadoras de planos de saúde, com o Sistema Único de Saúde e com os próprios pacientes de forma transparente, objetiva e ética. “Permeando esta relação encontra-se a tarefa de assegurar o necessário resultado positivo das operações que permita a sustentabilidade da organização. Neste cenário faz-se imprescindível o envolvimento de corpo técnico capacitado a partir de uma formação sólida e alinhada com estes objetivos, tendo na figura do Auditor em Saúde peça-chave nesta tarefa”, pontua.

As aulas devem ocorrer quinzenalmente, às sextas-feiras à noite, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site ucpel.edu.br/pos, onde estão disponíveis outras informações.

Caso nacional – Um exemplo da importância da figura de um auditor dentro do processo de gestão das instituições de saúde pôde ser verificado no fim do mês de julho, quando a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o maior hospital filantrópico do Brasil, suspendeu por 30 horas o atendimento em seu pronto-socorro, alegando falta de materiais. O Ministério da Saúde solicitou que o Conselho Estadual de Saúde, o Ministério Público e o governo de São Paulo abram as contas da entidade para uma auditoria, de forma que possa ser avaliado o destino dos recursos que deveriam ser suficientes para sustentar o atendimento de aproximadamente 10 mil pessoas por dia.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções