Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UCPel participa da assinatura de convênio entre Comung e universidades da Alemanha

09 dezembro
15:53 2013
Reitores do Comung participam de assinatura de convênio Foto: Elise Bozetto

Reitores do Comung participam de assinatura de convênio
Foto: Elise Bozetto

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) assinou em Lajeado, na Univates, protocolo de intenções entre as 15 Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Ices) do Comung e sete instituições do Consórcio de Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha (UAS7), localizadas nas cidades de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück. O objetivo é trabalhar projetos em parceria e cooperação nas áreas de mobilidade acadêmica de alunos e docentes, pesquisas conjuntas e estágios. A assinatura foi realizada no dia 04 e contou com a presença do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, da pró-reitora Acadêmica, Patricia Giusti, do assessor de Relações Internacionais e Intercâmbio, Marcelo Moura, e do pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Jean Oses.

Na apresentação para o UAS7, o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou que a busca por qualificação docente na área das ciências aplicadas é um grande atrativo para o convênio com a Alemanha. “O Brasil tem déficit de docentes na área das engenharias. Buscamos sempre qualificar nossos professores e trazer um olhar de fora na área das ciências aplicadas”, comenta. Para Lazzari, a possibilidade de discutir metodologias de ensino com as instituições europeias pode qualificar o ensino da região.

De acordo com o reitor da UCPel, a atuação comunitária das universidades ligadas ao Comung despertou o interesse das instituições alemãs. Nos próximos dias, deverão ter início grupos de trabalho com representantes brasileiros e alemães para discutir a melhor forma de operacionalizar o convênio, com foco na indústria.

Grupos de trabalho definirão, nos próximos dias operacionalização do convênio  Foto: Elise Bozetto

Grupos de trabalho definirão, nos próximos dias operacionalização do convênio
Foto: Elise Bozetto

Impressão

“Queremos conhecer as instituições do Comung. Temos grande interesse pela inserção comunitária que vocês têm e como vocês realizam essa transferência de tecnologia e conhecimento”, argumentou em sua explanação o presidente do UAS7, professor Bernd Reissert. Outro ponto que determina o interesse dos alemães no Comung é a possibilidade de intercâmbio profissional.

“A troca cultural e acadêmica é importante, mas temos um forte desejo de oferecer aos nossos alunos, além disso, a possibilidade de realizarem estágios em empresas e indústrias. Queremos aprender de que forma vocês no Brasil fomentam parcerias entre universidade e indústria”, enfatiza Reissert.

Saiba mais

O Consórcio UAS7 possui destaque para a área de Ciências Aplicadas, atuando em sete cidades alemãs e contabilizando mais de 92 mil estudantes. O consórcio europeu tem 1,2 mil instituições parceiras no mundo e suas pesquisas são voltadas para as áreas de Engenharia Automotiva, Engenharia Aeronáutica, Energia Renovável, entre outras.

No Brasil, 35 instituições possuem parceria com UAS7, que conta com um escritório em São Paulo. Fundadas na década de 70, essas instituições uniram-se como aliança estratégica na área de ciências aplicadas para buscarem a excelência em ensino e pesquisa. Aliança para a excelência é o slogan do Consórcio Alemão.

As Universidades que formam o Comung representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Estado. No seu conjunto, as instituições do Comung congregam mais de 40 campi, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação, constituindo-se, portanto, no maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul.

Integram o Comung a Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, UPF, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, Urcamp e URI.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções