Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

UCPel: Projeto de Inclusão Digital comemora dez anos

UCPel: Projeto de Inclusão Digital comemora dez anos
28 julho
17:24 2014

O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) comemora, na quinta-feira (31), seus dez anos de história. O projeto, que oferece cursos de informática gratuitos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social é autossustentável e já beneficiou aproximadamente duas mil pessoas.

O PAIC, que possui aproximadamente 25 turmas por ano e atende cerca de 150 pessoas por semestre, é uma proposta da Capelania e busca proporcionar o acesso ao conhecimento utilizando instrumentos para comunicação, compartilhamento e distribuição de informações, através da aprendizagem mediada pelas redes de computador. Consiste em mais do que um curso básico em informática. Através dele são oferecidas oficinas que incentivam a reflexão sobre temas mais abrangentes, como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Direitos Sociais, esclarece o coordenador do projeto, professor Fábio Raniere Mendes. De acordo com ele, as oficinas são articuladas com os cursos da Universidade. As graduações de Administração, Psicologia, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e da área de Informática são alguns que já contribuíram com o PAIC.

O coordenador conta que o projeto já atendeu jovens, adultos e idosos. De acordo com ele, normalmente são as instituições que tomam conhecimento do projeto e buscam a Universidade para inscrever seus integrantes.

Já participaram do projeto o Centro de Reabilitação de Pessoas (Cerenepe), a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), paróquias e três escolas públicas. No próximo semestre será atendido o CAPs Infantil. Para participar dos cursos é necessário que os interessados tenham mais de 11 anos e saibam ler e escrever.

Em sua avaliação sobre os dez anos do Projeto, o coordenador destaca o extremo valor que o PAIC tem para a região pelos serviços que presta à comunidade. “Através dele, a Universidade se destaca por cumprir seu papel social, colaborando para o não analfabetismo digital”, pontua.

O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Capão do Leão, da rede Tchê Farmácias, da Funerária Ângelus Pax, da empresa de transportes Santa Silvana, da Cópias Santa Cruz, da Eacci Consultoria e da Moysés Imóveis. As instituições parceiras colaboram com a viabilização do material didático, passagens, entre outros.

Comemoração – Para o evento de comemoração dos dez anos de atividades foram convidadas as instituições parceiras, os alunos e os formados que fizeram parte da história do Projeto, além de representantes da UCPel. Na programação consta a exposição de banners com momentos importantes do programa e vídeo sobre a história do PAIC. A solenidade será realizada às 17h no saguão do Campus I e é aberta ao público.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções