Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UFPel: Café com a Direção aborda cuidados materno-infantis

29 abril
15:22 2014

O Hospital Escola (HE) da UFPel realizou na manhã desta terça-feira (29) a terceira edição do “Café com a Direção”, dedicada à área de cuidados materno-infantis. O auditório do HE ficou lotado com servidores, que assistiram a um vídeo sobre este setor, de referência regional, cem por cento SUS, como todo o Hospital, e que faz parte da Rede Cegonha.

Reitor Mauro Del Pino esteve presente na terceira edição do evento

Reitor Mauro Del Pino esteve presente na terceira edição do evento

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, e o coordenador regional da Saúde, Milton Martins, estiveram presentes no encontro.

No vídeo, produzido pelo setor de Comunicação do HE, com cerca de 15 minutos de duração, profissionais, residentes e pacientes deram depoimentos sobre o trabalho e o atendimento na área.

“Este evento tem por objetivo apresentar para a comunidade do Hospital nossos diversos setores. É um momento de integração da Direção com a comunidade”, disse a diretora do Hospital, Julieta Fripp. Ela lembrou uma das principais referências na área de cuidados materno-infantis no Hospital, que é a de atendimentos em partos de alto risco.

A qualidade dos serviços prestados e o importante papel na formação de quadros para o SUS foram lembrados pelo coordenador regional da Saúde. “Fico muito feliz em poder ver de perto os resultados deste trabalho”, registrou Milton Martins.

Para Mauro Del Pino, o momento foi de aprendizado e de gratificação. Ele ressaltou a qualificação de tudo que é feito nesta área no HE, com extrema dedicação, e frisou a integração com a comunidade propiciada pelo encontro. “Costumo levar o trabalho feito no nosso HE como exemplo, quando visito outras universidades. É com muita alegria que vejo tudo isso”, afirmou o reitor.

Depois do Café, Del Pino visitou obras de reforma e ampliações dentro do Hospital, conduzido pela diretora do HE. Entre os setores visitados, o local onde estão os novos transformadores e gerador de energia. (Fotos)

Com o auditório lotado, o Café promoveu a integração da direção com a comunidade

Com o auditório lotado, o Café promoveu a integração da direção com a comunidade

Sobre os Cuidados Materno-Infantis – Referência no atendimento materno-infantil, o Hospital Escola UFPel atende, integralmente pelo Sistema Único de Saúde, gestantes de Pelotas e região. Em um primeiro momento, o hospital disponibiliza o Serviço de Pré-Natal, onde as futuras mamães recebem, desde o primeiro mês de gestação até a revisão pós-parto, atendimento multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, serviço social e nutrição. Contam, ainda, com atendimento 24h para avaliação médica de possíveis intercorrências ou definição do final da gestação e com Grupo de Gestantes, que através de reuniões semanais com uma equipe multidisciplinar, busca diminuir dúvidas e ansiedades ocasionadas pelas mudanças físicas e emocionais da gravidez.

O acolhimento das futuras parturientes é feito através do registro no serviço de internação. Após preenchimento da ficha de atendimento, a mesma é encaminhada a Unidade de Ginecologia e Obstetrícia para avaliação médica, podendo, a paciente, ser liberada com orientações posteriores, internada para acompanhamento especializado ou encaminhada diretamente a sala de pré-parto.

Quando necessária à internação, o HE oferece leitos confortáveis em enfermarias coletivas, onde a genitora receberá todo o cuidado necessário até o momento do parto. Durante este período, assegura-se a permanência de um acompanhante em tempo integral e de visitas de adultos e crianças, das 13h ás 20h, respeitando-se as regras previamente estabelecidas.

Para partos normais, sem intervenção obstétrica, o Hospital Escola dispõe de sala de pré-parto para acompanhamento sistemático da mãe, sala de parto de acordo com todas as exigências necessárias à segurança durante o nascimento e sala do recém-nascido, totalmente climatizada e exclusiva para banho e procedimentos ao bebê, objetivando diminuir o risco de infecção cruzada e garantir maior conforto através da humanização do atendimento.

Em caso de necessidade obstétrica o nascimento é realizado no centro cirúrgico, através de cesariana. Os procedimentos com o RN são os mesmos utilizados no parto normal. Ao final, o bebê retorna ao Centro para o contato pele a pele.

Passado o parto, a família é direcionada ao alojamento conjunto, onde permanecem recebendo orientações e cuidados, com ênfase ao aleitamento materno. Ao final das primeiras 48h, se o bebê estiver adaptado a vida extra-uterina, a alta é concedida.

Como retaguarda a possíveis intercorrências o Hospital Escola dispõe de UTI adulto, UTI Neonatal e UCSI Neonatal. Todas as unidades com equipe multiprofissional e equipadas para atendimentos de urgência.

Compondo a linha materna infantil, o HE oferece leitos pediátricos para crianças menores de 12 anos, com intercorrências clínicas. A unidade de internação pediátrica diferencia-se por ter uma sala exclusiva para coleta de leite materno e uma área de recreação com profissionais dedicados a amenizar os desconfortos do período de internação.

Comentários ()

Seções