UFPel concede títulos honoríficos nesta sexta-feira (31)
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reconhecerá formalmente a trajetória e contribuição de quatro personalidades eminentes
Nesta sexta-feira (31), em cerimônia que reunirá os três Conselhos Superiores, será concedido o título de Doutora Honoris Causa à Irmã Assunta – Marcolina Tacca, e os títulos de Técnico-Administrativas em Educação Eméritas à Sabrina Marques D’Ávila Toralles e Emileni Tessmer e Técnico-Administrativo em Educação Emérito a Bayard Silva Centeno. A solenidade ocorrerá às 9h, no Auditório Wilson de Oliveira, no Campus Capão do Leão.
Irmã Assunta recebe a láurea destinada a personalidades que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados a causa da educação e dos princípios fundamentais da nacionalidade. A honraria é um reconhecimento a seu envolvimento com as causas humanitárias através do cuidado de populações vulneráveis, pela importância de seus conhecimentos ancestrais no uso de plantas medicinais e de suas práticas humanizadoras do cuidado, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde desde 1978. É uma distinção, também, por sua trajetória no cuidado social, físico, mental e espiritual da população pelotense, tendo se tornado um exemplo para a comunidade e para os profissionais que a UFPel se propõe a formar.
Servidores Eméritos

Emileni Tessmer
O título de Técnico-Administrativo em Educação Emérito é concedido a servidores da UFPel que tenham alcançado uma posição de destaque em atividades na Instituição.
Emileni Tessmer acumula 21 anos de dedicação ao serviço público na UFPel, atuando integralmente na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), onde exerce a função de coordenadora desde 2013. Promoveu melhorias significativas na CRA, com destaque para a otimização e informatização de processos administrativos. Essas ações resultaram em ganhos técnicos relevantes, além de repercussão positiva na qualidade de vida dos servidores envolvidos e estudantes impactados.

Sabrina Toralles
Atuando na Secretaria dos Conselhos Superiores (SCS), Sabrina Toralles ingressou na Universidade também há 21 anos. Sua atuação direta nos trabalhos do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) e Conselho Universitário (Consun) demonstra seu conhecimento técnico, postura institucional e atenção permanente às normas e procedimentos que orientam a gestão universitária. A servidora tem garantido o bom andamento das pautas, sendo uma referência para conselheiros, pró-reitores, diretores e membros da comunidade que participam das reuniões e processos deliberativos. Ao longo dessas duas décadas, esteve também envolvida em temas centrais para o funcionamento da UFPel, contribuindo para a elaboração de normativas institucionais e para a realização de concursos públicos.

Bayard Centeno
O analista de Tecnologia da Informação (TI) Bayard Silva Centeno ingressou na UFPel em 1978, integrando a equipe que internalizou os dois primeiros sistemas incorporados pela UFPel: o Sistema Acadêmico e a Folha de Pagamento. Durante os 36 anos em que trabalhou na UFPel, os processos de informatização evoluíram desde a era do mainframe (terminais), passando pelas redes de comunicação e microinformática, chegando no primeiro acesso à Internet, até o tempo dos grandes servidores. Sendo assim, pode-se dizer que Centeno viveu todo esse processo, interagindo intensamente com a comunidade acadêmica e encerrando sua carreira vinculado ao segmento de redes. Ocupou a direção da Unidade de TI por três vezes: uma do Centro de Processamento de Dados (CPD) e duas do Centro de Informática (CI).
Transmissão no YouTube
A cerimônia será transmitida ao vivo no canal da UFPel no YouTube.







