Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

UFPel debate criação de Unidade de Conservação no Pontal da Barra do Laranjal

UFPel debate criação de Unidade de Conservação no Pontal da Barra do Laranjal
06 outubro
19:24 2023

No encontro, os participantes abordaram a possibilidade de converter seis áreas de grande importância ambiental em unidades de preservação

Na última quarta-feira (5), uma reunião virtual envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e as instituições de ensino: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), debateu a criação de unidades de conservação no estado do Rio Grande do Sul.

No encontro, os participantes abordaram a possibilidade de converter seis áreas de grande importância ambiental em unidades de preservação, visando à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas da região. Como resultado, ficou definido a organização de um Seminário Regional para aprofundar a temática entre as instituições envolvidas. A reitora Isabela Andrade sugeriu que o evento seja realizado em dezembro, na UFPel.

Durante a reunião, os professores da UFPel Giovanni Nachtigall Mauricio e Rodrigo Ferreira Kruger apresentaram o projeto do Pontal da Barra, desenvolvido desde 2017 por um grupo de pesquisadores da UFPel. A Universidade conduziu um estudo científico que forneceu subsídios para a criação da Unidade de Conservação, destacando a riqueza biológica, o potencial científico, cultural, histórico, turístico e educacional do Pontal da Barra. Em 2019, a UFPel lançou um livro com o resultado do estudo.

Em 2022, a reitora Isabela Andrade buscou apoio do ICMBio em Brasília, para a implantação de uma Unidade de Conservação do Pontal da Barra, no Laranjal, junto a uma comitiva da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Unidade de Conservação do Pontal da Barra

Até o momento foram encontradas 42 espécies ameaçadas de extinção, sendo 15 da fauna e 27 da Flora. Entre elas, o Tubarão-Martelo, Bagre-Branco, Bagre-Marinho. Além disso, a região do Pontal da Barra possui várias espécies endêmicas, ou seja, que foram encontradas apenas neste local, como o peixe-anual, a açucena, margarida-das-dunas e o lagarto batizado de cobra-de-vidro. A preservação destas espécies será possível com a criação da Unidade de Conservação.

No estudo, foram identificados também 19 sítios arqueológicos pré-coloniais que remetem a ocupações indígenas, sendo 18 cerritos no Pontal da Barra e um sítio Guarani localizado nas dunas onde se situa o condomínio Las Acácias. Os sítios estão registrados no IPHAN e se constituem com fragmentos de vasilhas cerâmicas, instrumentos líticos polidos e lascados, restos faunísticos e vegetais, e sepultamentos humanos. Essas estruturas arqueológicas, têm datas entre 4.500 e 200 anos A.P.

O relatório completo sobre o projeto está disponível gratuitamente para consulta pública, reforçando o compromisso com a transparência e a participação da sociedade na preservação desse importante patrimônio natural. Para acessar o relatório, basta clicar aqui.

 

Fotos do Pontal: Giovanni N. Maurício

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções