Diário da Manhã

Notícias

UFPel e Palácio Piratini fecham novo acordo para restauração de acervo

UFPel e Palácio Piratini fecham novo acordo para restauração de acervo
10 fevereiro
09:50 2025

Obra “Proclamação da República de Piratini”, de Antônio Parreiras está entre as peças a serem restauradas

A parceria entre o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, só cresce. As instituições uniram forças mais uma vez para prosseguir com a restauração de acervos do Palácio. Dessa vez, plantas históricas, uma pintura, tecidos e porcelanas receberão a atenção da equipe de restauradores para ganhar nova vida.

Um grupo do Palácio Piratini esteve na UFPel nesta semana para dar os primeiros encaminhamentos para o acordo de cooperação técnica entre as instituições, previsto para iniciar oficialmente nos próximos meses.

Nessa parceria, serão restauradas plantas históricas do Palácio Piratini, que mostram como foi originalmente pensada a estrutura, a composição e a ornamentação do prédio histórico.

Também será contemplado o restauro da obra intitulada “Proclamação da República de Piratini”, de Antônio Parreiras. A peça, originalmente encomendada por Borges de Medeiros para o Palácio em 1911, figurou durante anos na entrada de sede do governo e atualmente está no 4º Regimento de Polícia Montada, em Porto Alegre. Tecidos de gobelin e porcelanas também passarão pelas mãos de professores e alunos do curso.

Nos mesmos moldes do primeiro acordo, o acervo será recebido no Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi), no Campus 2 da UFPel.

A parceria entre o governo do Estado, por meio do Palácio Piratini, e a UFPel teve início em 2022, ainda dentro das comemorações ao centenário do Palácio. No primeiro projeto desenvolvido em conjunto, uma equipe do curso de Conservação da UFPel realizou a restauração de 17 pinturas de cavalete pertencentes ao acervo do Piratini.

Entre as obras recuperadas estão peças de Guido Mondin, Benette Casaretto, Leopoldo Gotuzzo, Helios Seelinger e Ângelo Guido.

Cooperação

No encontro, o diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes; a conservadora-restauradora do Palácio, Fernanda Rodrigues (egressa do curso da UFPel), e a historiadora Luciana de Oliveira, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), foram recepcionados pela professora Andréa Bachettini, coordenadora do Lacorpi, e pela restauradora Keli Cristina Scolari. Também participaram da visita aos laboratórios do curso as professoras Mirella Borba, Karen Velleda Caldas, Silvana Bojanoski e o professor Bruno Noremberg.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções