Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UFPel em busca da qualidade total no abastecimento de água

11 fevereiro
18:08 2014

O consumo de água de qualidade é fundamental para a manutenção da saúde do ser humano. Atenta a este fato, a Administração da UFPel, desde as primeiras semanas da gestão, buscou ampliar as ações que permitissem o tratamento e distribuição do líquido nos diversos prédios da instituição.

Um dos maiores resultados dessas iniciativas foi a retomada da potabilidade da água do Campus Capão do Leão, divulgada no fim de outubro de 2013. Isso foi possível graças a diversas obras de infraestrutura realizadas junto ao manancial que abastece a estação de tratamento de água (ETA) da Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa, que opera em parceria com a UFPel.

Após um verão sem chuvas, aumento do número de estudantes no Campus e a falta de manutenção, o canal que ligava o arroio Padre Doutor estava com o leito assoreado, chegando a possuir uma lâmina d’água de apenas 30 centímetros em alguns pontos. Isso levava a frequentes interrupções no abastecimento. Após desobstrução e aprofundamento do trecho, o leito chega a uma média de 2,5 metros de profundidade.

Por outro lado, a qualidade precária da água do manancial, com excessiva presença de ferro e manganês no solo e a presença de dejetos, exige um sistema de tratamento regular e eficaz e a avaliação periódica da qualidade. Foi providenciada a aquisição de insumos para o tratamento, não realizada há mais de um ano, além da opção por insumos líquidos e da aquisição de bombas dosadoras, para aumentar a precisão do tratamento.

Esta ação permitiu um aumento no tratamento de 10 metros cúbicos por hora no início de 2013 para 26 em 2014, chegando a picos de 30. A estação permanece em funcionamento diariamente das 5h às 22h, produzindo um total diário de 450 a 500 metros cúbicos de água. Cada metro cúbico equivale a mil litros. Desse total, quase 80% é utilizado pela universidade.

Para uma possível ampliação desse abastecimento, a UFPel mantém contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento no município do Capão do Leão. Já nas estruturas da universidade em Pelotas, o abastecimento de água potável é garantido pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). No prédio da antiga Canguru Embalagens, uma caixa d’água capta água da chuva apenas para uso sanitário.

As equipes da universidade também realizaram limpeza em praticamente todas as caixas d’água da UFPel. A única que não recebeu esta manutenção é a do prédio 5 do CCL, que, por problemas estruturais, precisa ser reformada.

Bebedouros – Outra reivindicação da comunidade acadêmica prestes a ser atendida é a instalação de bebedouros em diversas instalações da UFPel, especialmente no Campus Capão do Leão. Em 2013 foi lançada licitação para a compra de 50 bebedouros elétricos com filtro de carvão ativado, além do mapeamento dos corredores onde há mais necessidade. A Pró-Reitoria de Infraestrutura aguarda apenas a entrega dos equipamentos por parte da empresa vencedora para que sejam instalados. A meta estabelecida é que eles já estejam em funcionamento para o início das atividades do ano letivo de 2014.

Comentários ()

Seções