Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

UFPEL: Espaço “A Sala” recebe exposição Lugar Tênue

07 outubro
17:48 2014

Nesta quarta às 17h acontecerá abertura de exposição com o ambiente “re-criado” pelos artistas Helio Fervenza e Maria Ivone dos Santos

Por Carlos Cogoy

A SALA está localizada no Centro de Artes da UFPel CRÉDITO: Cogoy

A SALA está localizada no Centro de Artes da UFPel
CRÉDITO:
Cogoy

Lugar Tênue refere-se à “experiência espacial e visual que os artistas propõem ao espaço de exposição A SALA. Para isso, apresentação de signos cartográficos e investigações fotográficas realizadas por Fervenza e dos Santos no Laranjal”. A SALA está situada no Centro de Artes – rua Cel. Alberto Rosa 62 -, e a exposição permanecerá até 5 de novembro. A exposição é realizada com apoio do Programa de Extensão Universitário (ProEXT /MEC/SESu). Visitação de segunda a sexta das 9h30min ao meio-dia, e das 14h às 18h.

ARTISTAS Helio Fervenza e Maria Ivone dos Santos são professores e pesquisadores em poéticas visuais, e integram o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Ano passado, Fervenza representou o Brasil na Bienal de Veneza – considerada a mais importante  exposição internacional de arte contemporânea. Em 2012, o artista representou o Brasil na 30ª Bienal de São Paulo.

IMPERMANÊNCIA – Fervenza divulga: “Michel de Certeau no livro A invenção do cotidiano: artes de fazer relaciona e diferencia espaço e lugar, dizendo-nos que ‘o espaço é um lugar praticado. Assim, a rua geometricamente definida por um urbanismo é transformada em espaço pelos pedestres. Do mesmo modo, a leitura é o espaço produzido pela prática do lugar constituído por um sistema de signos – um escrito’. Em vista disso, poderíamos inverter o enunciado e pensar que lugar é também aquilo que persiste na ausência da vivência que criou um espaço. Aquilo que insiste na memória, na imagem, no mapa, na linguagem, no corpo. Nesse sentido, lugar tênue é aquele que persiste enquanto impermanência, aquele que se apresenta a nós de forma breve e fugidia na transição do espaço para o lugar: lampejo mental, reflexo nas superfícies: o momento de sua instauração, mas também de sua rarefação. É a faísca e o vislumbre da invenção, da descoberta, da percepção de um lugar outro como decorrência da vivência de um espaço”.

ESCOLAS e grupos poderão agendar visitas mediadas com apoio do Projeto de Extensão Ações Educativas da galeria A SALA  do Centro de Artes da UFPEL(ProEXT). As mediações são realizadas por integrantes do Grupo Patafísica.  Informações sobre visitas mediadas na galeria, e as Ações Educativas da Patafísica podem ser obtidas no e-mail  [email protected].

Professora Maria Ivone dos Santos

Professora Maria Ivone dos Santos

Artista e professor Helio Fervenza representou o Brasil na Bienal de Veneza

Artista e professor Helio Fervenza representou o Brasil na Bienal de Veneza

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções