Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

UFPel firma convênio com prefeituras para elaboração de planos municipais de saneamento

UFPel firma convênio com prefeituras para elaboração de planos municipais de saneamento
26 dezembro
17:12 2013

A Universidade Federal de Pelotas celebrou convênio, nesta segunda-feira(23), com os municípios de São José do Norte e Arroio Grande, objetivando apoiar a execução da elaboração dos planos municipais de Saneamento Básico das duas localidades. O trabalho será coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), órgão suplementar da Universidade, através do fornecimento de bolsas-auxílio aos estudantes, técnicos administrativos e professores orientadores.

Representando o município de Arroio Grande, compareceram ao ato de assinatura o prefeito, Luís Henrique Pereira da Silva; o secretário de Planejamento, Cesar de Freitas Moura; e o assessor de convênios, Luís Carlos Brum. O município de São José do Norte esteve representado pelo prefeito, Zeni dos Santos Oliveira, e pelo vice-prefeito, Francisco Elifalete Xavier.

No encontro conduzido pelo reitor Mauro Del Pino e do qual também participou o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, foi definido plano de trabalho a ser executado pela ALM, cabendo a cada município assegurar os recursos financeiros necessários para a implementação e desenvolvimento das ações previstas, no valor total de R$ 65 mil para cada localidade.

A UFPel, através da Agência da Lagoa Mirim, está incumbida da elaboração dos diagnósticos sobre a situação dos serviços de saneamento básico e sobre o sistema de abastecimento de água, o sistema de esgotamento sanitário, o sistema de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos, e a drenagem urbana dos municípios, para, a partir daí, estabelecer, juntamente com os técnicos das prefeituras, plano de metas e ações, visando a concepção final do plano de saneamento das duas cidades.

As ações a serem desenvolvidas contarão como atividades pedagógicas dos bolsistas envolvidos, contribuindo para sua formação profissional. A Universidade se propõe a realizar seminários de difusão de conhecimentos a partir dos aspectos verificados em campo, visando a sua disseminação, de forma a despertar e motivar o interesse dos alunos e da comunidade para o exercício do controle social das ações de planejamento do setor público.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções